Como funciona a Netflix

Como funciona a Netflix

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 21 de Abril de 2022 às 23h30
Divulgação/Netflix

Como funciona a Netflix pode ser uma pergunta que já passou pela sua cabeça. O serviço de streaming começou uma revolução na forma como o conteúdo é consumido e distribuído no audiovisual, um dos mais populares no segmento em todo o mundo, e é sobre ele que o Canaltech vai falar hoje.

A Netflix percorreu um longo trajeto até chegar ao streaming e abaixo vocês podem conferir algumas informações sobre como a plataforma funciona e leva o conteúdo até vocês.

Onde assistir

Buscando atingir o maior número de pessoas possível, é possível assistir ao conteúdo da plataforma pelo navegador, Apple TV, aparelhos Blu-ray e em diversas Smart TVs, algumas até contam com um botão do serviço no controle, facilitando ainda mais o acesso aos usuários.

Além disso, é possível acessar a Netflix por aparelho móvel e PlayStation através do aplicativo que pode ser baixado pela Play Store ou App Store nos celulares e para PS3, PS4 e PS5 na PlayStation Store. Usuários do console da Microsoft também pode baixar pela Store em seu Xbox e assistir no Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X|S.

Imagem do site da Netflix onde mostra alguns dos aparelhos compatíveis (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Planos e formas de pagamento

O usuário pode assistir aos conteúdos escolhendo o melhor plano, que encaixe no orçamento e no plano de internet que possui. Existe o Plano Básico, Plano Padrão e Plano Premium, cada um oferece uma quantidade de pessoas diferentes que podem usar simultaneamente, e qualidade de imagem distinta.

Quem for assinante pode fazer a troca de plano a qualquer momento pelo site ou aplicativo da Netflix, e as formas de pagamento existentes são: cartões pré-pago, comprados em estabelecimentos, ou cartão de crédito e débito. Antigamente o usuário podia assistir Netflix por 30 dias, testando o serviço para saber se vale a pena assinar, mas a opção do mês grátis acabou em meados de 2020.

Conteúdo disponível

Famosa pelos filmes e séries, a plataforma de streaming começou o modelo de negócios que conhecemos hoje, firmando parcerias com estúdios para facilitar como as produções chegavam aos consumidores.

Com a popularização e fortalecimento da empresa, começou a ser feito um investimento pesado em séries e filmes próprios. O pontapé inicial foi com House of Cards em 2011 e de lá para cá muitas séries e filmes foram feitos, conquistando o gosto não só do público, como também da crítica com filmes como Roma e séries animadas como Arcane.

Cena do filme Roma, produção original Netflix (Imagem: Netflix)

Oferecendo qualidade e quantidade, a Netflix é um serviço capaz de agradar diferentes consumidores de conteúdo. Não a toa, se transformou na gigante do entretenimento que é.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.