Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Castelo de Harry Potter" é destruído por bombardeio russo na Ucrânia

Por| 30 de Abril de 2024 às 10h04

Link copiado!

Ukraine’s State Emergency Service
Ukraine’s State Emergency Service

Um ataque russo contra a cidade de Odessa, na Ucrânia, assustou fãs de Harry Potter em todo o mundo. Isso porque um bombardeio enviado por Moscou destruiu em um prédio histórico conhecido e como “Castelo de Harry Potter”. Contudo, ao contrário do que muita gente imaginou, Hogwarts não tem nada a ver com o conflito do Leste Europeu.

Na verdade, a construção atingida pelo bombardeio faz parte da Academia de Direito de Odessa e nada tem nenhum vínculo com a saga do bruxinho e tampouco foi usada nas filmagens da série de filmes. O apelido e a relação com Harry Potter surgiram por causa da semelhança que a estrutura tem com o famoso castelo da ficção.

Continua após a publicidade

O prédio de estilo gótico abriga a escola de Direito desde a sua fundação original, em 1847, e é um dos principais pólos de pesquisa e educação da Ucrânia. Justamente por isso, a população da cidade de Odessa tem essa proximidade com a instituição a ponto de lhe dar um apelido tão particular.

O ataque russo desta segunda-feira (29) contra a cidade litorânea atingiu não apenas o castelo da Academia de Direito de Odessa como outros edifícios na região — incluindo em áreas residenciais. Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

Em entrevista à agência internacional Reuters, uma estudante identificada apenas como Maria revelou que o incêndio no prédio histórico começou após um míssil russo ter sido interceptado. “As portas se abriram e as janelas tremiam. Foi quando eu vi isso”, detalhou a estudante, apontando para o prédio em chamas.

Entre os feridos estaria o juiz e ex-parlamentar ucraniano Serhiy Kivalov, que vivia no Castelo de Harry Potter por ser o presidente da universidade — algo próximo ao nosso reitor. Além disso, o bombardeio também feriu gravemente uma criança de quatro anos e uma mulher grávida, conforme detalhou o governador da região, Oleh Kiper.

A “verdadeira” Hogwarts fica mais longe

Apesar da Academia de Direito de Odessa ter sido apelidado de Castelo de Harry Potter pela semelhança de sua arquitetura, a verdadeira Hogwarts fica a mais de 3600 quilômetros de distância de onde os mísseis russos atingiram.

Os filmes da saga foram gravados em sua maior parte usando locações reais no Reino Unido, aproveitando parte das construções históricas existentes no país. Por isso mesmo, não existe um único lugar que pode ser apontado como a Hogwarts real, já que as filmagens aconteceram em vários locais.

Continua após a publicidade

Um deles é o Castelo de Alnwick, localizado na região da Nortúmbria, ao norte da Inglaterra. A maior parte das cenas externas de Harry Potter usaram a estrutura histórica de mais de 950 anos para ambientar a trama mágica. Além disso, os filmes também usaram parte da Catedral de Durham e da Biblioteca de Oxford para compôr o cenário que os fãs conhecem tão bem.

Fonte: The Daily Beast, Reuters, The Guardian