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Cangaço Novo | Vídeo mostra antes e depois dos efeitos especiais da série

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O2 Filmes
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Cangaço Novo foi uma das grandes surpresas do Prime Video neste ano. A série nacional que atualiza a figura do cangaceiro no sertão nordestino se tornou uma das produções mais assistidas do streaming desde sua estreia, em agosto, e impressionou tanto pela excelente história, pela potência de seus personagens e pelas cenas de ação de tirar o fôlego.

São tiroteios, perseguições e cenas de assalto a banco que não devem em nada a grandes produções internacionais. Aliás, o próprio elenco do seriado se impressionou nos bastidores ao ver como essas sequências são feitas, como a atriz Alice Carvalho revelou ao podcast Vale o Play.

Só que, mesmo assim, boa parte daquilo que o público conferiu em tela em Cangaço Novo não estava presente nos sets de filmagem. Assim como nos acostumamos a ver no cinema, o seriado também conta com boas doses de efeitos especiais e de tratamento digital para criar os momentos impactantes que nos foram apresentados.

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Alguns desses ajustes são mais do que óbvios, como nas próprias cenas de ação, mas muito da construção da fictícia cidade de Cratará e dos causos relacionados ao cangaceiro Amaro Vaqueiro só foram possíveis graças à magia da pós-produção.

Os detalhes de Cangaço Novo

Antes de chegar ao streaming, em agosto de 2023, Cangaço Novo passou por um longo período de produção. As gravações começaram ainda no início da pandemia de covid-19, em 2020, e, depois disso, ainda foi preciso mais um ano após o término das filmagens para fazer todo o tratamento de pós-produção para que a série tivesse a cara que tem hoje.

Essa última etapa ficou aos cuidados da O2 Pós, empresa de finalização pertencente à produtora O2 Filmes. Ao todo, 90 profissionais cuidaram de todos os detalhes visuais que precisaram ser inseridos digitalmente, das centenas de tiros ao próprio clima fabular e onírico das memórias de Ubaldo (Allan Souza Lima).

Aliás, esse é um ponto bem interessante e que ajuda a desmistificar o papel dos efeitos especiais em uma produção: nem tudo se resume a criar seres de CGI ou personagens digitais, como os filmes de super-herói nos induzem a crer. Uma pequena demonstração liberada pela O2 Pós mostra como o trabalho de pós-produção ajuda a dar o clima à série tanto nos grandes momentos como em cenas muito pontuais, como no volume de figurantes ou mesmo no tamanho da cidade que você vê no horizonte.

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Esse antes e depois é bem interessante para mostrar como nem tudo em Cangaço Novo foi capturado pelas câmeras dos diretores Fábio Mendonça e Aly Muritiba. Embora eles tenham muito mérito na captação e condução das cenas — principalmente nos momentos do bando —, parte da grandiosidade e da força desse sertão estilizado é inserida depois.

E o que torna todos esses mais impactantes é a combinação de efeitos práticos com digitais. A prévia divulgada pela produtora mostra bem isso nas memórias sobre Amaro Vaqueiro, em que vemos como a chuva e os estouros estavam presentes durante as filmagens, mas que a intensidade e o tom só se tornaram reais na pós-produção. Como você pode imaginar, os raios e a tempestade não estavam lá, mas são essenciais para criar a cena que a gente viu.

O mesmo acontece para criar o incêndio à igreja, em que uma simples labareda gravada de verdade dá lugar a grandes e perigosas labaredas digitais. “Foram adicionados elementos para complementar o fogo filmado”, revela o supervisor de VFX, Felipe Nascimento. “Como os dois estão muito próximos, o público não consegue distinguir o que é real e o que não é."

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Mas e a ação?

Essa mistura de prático e digital é o que realmente dá o tom a Cangaço Novo e que ajuda a série a manter esse tom realista a todo momento. São retoques que a equipe de finalização precisa dar ao invés de criar toda uma cena ou elemento digitalmente.

E isso é algo que exige muito esforço, inclusive, antes das filmagens. Todas as passagens são cuidadosamente desenhadas quadro a quadro na pré-produção, em computação gráfica, antes de serem levadas ao set. Depois de gravadas, é feita a correção e a finalização desses efeitos. Por isso, o período de um ano para concluir tudo é mais do que justificável.

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Esse processo engloba também as tão comentadas cenas de ação, um dos grandes atrativos de Cangaço Novo. Os tiroteios, por exemplo, são feitos com armas de airsoft e substituídas digitalmente por equipamentos mais realistas, assim como os efeitos de disparo. Só para você ter uma ideia, foram adicionados 176 shots de muzzle flash (aquela pequena explosão de luz que acontece quando um tiro é dado), além de 735 itens de outros efeitos visuais — e a grande maioria passou despercebida do público. Saulo Silva, supervisor de VFX da O2 Pós, comentou sobre o assunto.

"Todas as cenas têm um pouco de efeito, mas o mais invisível, fino e delicado possível – queríamos que as pessoas assistissem à série e não os percebessem. Como a multiplicação de pessoas, as extensões de cenários e os retoques, por exemplo. São pequenos detalhes que passam imperceptíveis, mas ajudam a dar realidade para a produção".

Cangaço Novo conquistou o Brasil e o mundo

Os esforços da pós-produção em entregar uma obra de qualidade para o público deram certo, e a série caiu no gosto dos brasileiros e também dos estrangeiros. Na África ela ficou em primeiro lugar no ranking das mais assistidas, e na Europa reinou entre os portugueses.

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Quem quiser dar uma chance à produção, a encontra completa no Prime Video.