Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audiência de podcasts é 3,5x maior nos dias úteis, revela Spotify

Por| 09 de Novembro de 2023 às 13h33

Link copiado!

Cottonbro/Pexels
Cottonbro/Pexels
Tudo sobre Spotify

Se você procura o melhor horário para lançar seu podcast no Spotify, aqui vai uma dica: praticamente oito em cada 10 pessoas que consomem o formato no Spotify ouvem os programas em dias úteis. Esse dado está na segunda edição do Fan Study, divulgada nesta quinta (9) pela companhia sueca, e mostram que 78% dos ouvintes apertam o play durante a semana, número 3,5x maior que os 22% que fazem isso aos fins de semana.

O Spotify mostrou também que a audiência é maior nos períodos de deslocamento entre casa e trabalho. “Os horários de deslocamentos são o horário nobre para os podcasts durante a semana, com picos de audiência às 8h e às 17h”, explica o streaming. “Aos sábados e domingos, o consumo de podcasts cresce muito entre 11h e 12h, com aumentos menores à noite.”

Ainda de acordo com o Spotify, os meses de janeiro, março, julho e outubro de 2022 foram os preferidos das pessoas para descobrirem novos conteúdos. Os picos sazonais acabam coincidindo com eventos que também ocorrem de tempo em tempo, como virada de ano e de estação.

Continua após a publicidade

Gêneros favoritos

Ainda de acordo com o Spotify, diferentes gêneros de podcasts costumam fazer mais ou menos sucesso em determinadas faixas de horário. Por exemplo, temas ligados a educação e bem estar são mais consumidos pela manhã, enquanto programas que tratam de entretenimento e família fazem mais sucesso no período da noite.

Podcasts sobre história, artes, saúde, ciência, ficção e espiritualidade tem mais apelo pela manhã e de madrugada, ao passo que programas ligados a lazer, crianças e família à noite.

Essas informações podem ser úteis, por exemplo, para quem busca entender o comportamento do público e encontrar os melhores horários para lançar novos episódios de seus programas.

Brasil é o país que mais ouve podcast no mundo

Uma pesquisa publicada em abril deste ano pelo DataReportal 2023 revela que o Brasil é o país que mais consome podcast no mundo. De acordo com o estudo, 42,9% das pessoas conectadas à internet por aqui e com idade entre 16 e 64 anos escutam podcast toda semana.

Segundo estimativas do Ibope do início de 2023, cerca de 8% de toda a população brasileira (mais de 34 milhões de pessoas) são ouvintes de podcast.