Publicidade

Assexybilidade | Filme desmitifica o sexo entre pessoas com deficiência física

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Maio de 2023 às 15h03

Link copiado!

Reprodução/ SeuFilme e TvZero
Reprodução/ SeuFilme e TvZero

Com o objetivo de trazer mais luz aos desejos e anseios das pessoas portadoras de deficiência física, o diretor Daniel Gonçalves lança, em 2023, o seu novo documentário, Assexybilidade. A obra fala sobre flerte, beijo na boca, namoro, masturbação, capacitismo e sexo, entre pessoas que possuem algum tipo de limitação.

O longa tem uma proposta inclusiva, não só na temática, como também no processo de realização e contou com algumas pessoas com deficiência em sua equipe, a começar pelo diretor, que tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta sua coordenação motora.

Continua após a publicidade

Além de se incluir em cena, como mais um personagem desta história, Daniel também dá a palavra a diversos entrevistados que refletem sobre o sexo; e sobre como este campo de suas vidas é afetado pelo preconceito com que lidam diariamente em uma sociedade capacitista.

Um dos trechos da produção aborda justamente o desejo dessas pessoas, e como ele é invisibilizado na maioria das vezes."O senso comum acha que a gente não transa, que a gente não tem desejo, não pode ser desejado."

Como surgiu a ideia de gravar Assexybilidade?

Continua após a publicidade

Daniel conta no trailer que a ideia do documentário surgiu quando ele estava gravando seu longa-metragem Meu Nome é Daniel, no qual ele revisitava sua própria trajetória. A partir de então, ele se juntou a Vinicius Nascimento para desenvolver a obra.

Antes do documentário ficar pronto, o roteiro ainda passou por vários laboratórios de desenvolvimento, nacionais e internacionais. O primeiro deles foi o Visões Lab 2018, que ocorreu no Festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro, e lhe rendeu o prêmio de Melhor Projeto.

Continua após a publicidade

Em 2021, dentro da programação do Brasil CineMundi, em Belo Horizonte, participou do Doc Brasil Meeting e venceu o prêmio Nuevas Miradas, o que lhe garantiu a oportunidade de participar do Festival Cubano em 2022, no qual recebeu o prêmio Docs MX, para participar do Docs Lab, no México.

Atualmente, o filme está em fase de finalização e conta com as produtoras SeuFilme e TvZero, em coprodução com a Globo Filmes, GloboNews e RioFilme. A previsão é que ele chegue aos cinemas ainda em 2023.