Publicidade

Os 5 melhores filmes e séries com Andre Braugher, o Cap. Holt de Brooklyn 99

Por| Editado por Durval Ramos | 13 de Dezembro de 2023 às 13h40

Link copiado!

NBC, TriStar Pictures
NBC, TriStar Pictures

Ator com mais de 30 anos de carreira, Andre Braugher foi um artista bastante conhecido no cinema e na TV. Embora quase sempre atuando em papéis secundários, o astro era daquelas figuras sempre presentes na indústria, que aparecia como uma cara amiga no elenco de filmes e séries de sucesso.

Seu primeiro grande reconhecimento veio ainda nos anos 1990, quando Braugher teve um papel de destaque no drama policial na ABC Homicide: Life on the Street. No papel do detetive Frank Pembleton, o ator fez enorme sucesso entre o público e a crítica, ganhando um Emmy de Melhor Ator e abrindo portas para participações especiais em outros programas, como as séries Dr. House e Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais.

Em 2013, no entanto, outro grande sucesso mudou os rumos de sua carreira. A estreia de Brooklyn Nine-Nine, sitcom da NBC em que dava vida ao sério (mas muito querido pelo público) Capitão Holt, fez com que o ator ficasse conhecido por uma nova geração de telespectadores. Um trabalho muito significativo pelo qual se tornou ainda mais lembrado após sua morte em 2023, aos 61 anos.

Continua após a publicidade

Para relembrar alguns dos principais papéis da carreira de Andre Braugher, o eterno astro de Brooklyn Nine-Nine e Homicide, o Canaltech fez uma lista dos melhores filmes e séries em que o ator esteve, fosse como protagonista ou como um coadjuvante de destaque.

5. Tempo de Glória

Estreia de Andre Braugher nos cinemas, Tempo de Glória é um drama de guerra de 1989, estrelado por Matthew Broderick, Denzel Washington e Morgan Freeman. Dirigido por Edward Zwick, ele teve seu roteiro baseado nas cartas pessoais escritas pelo coronel Robert Gould Shaw, mas também em outros dois livros publicado nos anos 60 e 70 sobre os escritos.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ambientado na Guerra de Secessão, o longa acompanha o primeiro grupo de afro-americanos a servir em combate, mostrando como o destacamento foi importante para os rumos do confronto e para a história dos EUA. No longa, Braugher dá vida a um homem livre chamado Thomas Searles, que decide se alistar voluntariamente como soldado, mas cria uma rixa quase instantânea com Trip (Denzel Washington).

Embora um novato nas telonas, Braugher teve a experiência de estrelar em um filme de enorme sucesso, vencedor de três Oscars, um BAFTA e um Globo de Ouro.

Tempo de Glória está disponível na Netflix e para locação e compra na Amazon e iTunes.

Homicide: Life on the Street

Continua após a publicidade

Aclamado drama policial, Homicide: Life on the Street é uma série da NBC que acompanha o dia a dia da unidade de homicídios do Departamento de Polícia de Baltimore, mostrando os casos de assassinatos que eles resolvem. Drama procedural, o show foi um tremendo sucesso na grade da emissora, perdurando por sete temporadas e dando origem ainda a um filme de encerramento.

Na série, Andre Braugher dá vida ao detetive Frank Pembleton, personagem excêntrico e apaixonado pelo trabalho, que se transformou no queridinho do público. O sucesso, aliás, foi tanto que o ator assumiu como protagonista, ficando nessa posição até a sexta temporada, quando decidiu sair do projeto.

A atuação memorável o levou a ganhar um Emmy como Melhor Ator em Série de Drama e fez com que o ator ficasse associado ao gênero policial tanto no cinema quanto na TV.

Continua após a publicidade

Homicide: Life on the Street não está atualmente disponível em streaming ou plataformas digitais.

As Duas Faces de Um Crime

Longa-metragem de 1996, As Duas Faces de Um Crime é um suspense jurídico baseado no romance Primal Fear, de William Diehl. Estrelado por Richard Gere e Edward Norton, o título segue os passos de Martin Vall, um advogado arrogante, famoso por defender “homens indefensáveis”.

Continua após a publicidade

Em busca dos holofotes, Vall decide defender um caso aparentemente impossível, em que um coroinha de 19 anos é encontrado coberto de sangue após supostamente matar um arcebispo de maneira brutal. No título, Braugher dá vida a Tommy Goodman, o investigador que trabalha para o advogado e que faz importantes descobertas a respeito do caso.

Lançado concomitante à atuação do ator em Homicide, o título serviu para consolidar a carreira de Andre também nas telonas, fazendo com que depois ele aparecesse em filme como A Cidade os Anjos e Alta Frequência.

As Duas Faces de Um Crime está disponível no Pluto TV.

Continua após a publicidade

Thief

Minissérie da FX protagonizada pelo próprio Andre Braugher, Thief é um drama policial que estreou na emissora em 2006. Muito aclamado pela crítica, mas pouco reconhecido pelo público, o show tinha outros nomes conhecidos em seu elenco, como o do ator Malik Yoba e da atriz Bitty Schram.

No título, Braugher dá vida a Nick Atwater, um ladrão e líder de uma equipe de assaltantes, que tenta equilibrar a sua vida pessoal com as dificuldades de planejar grandes crimes - o que inclui assaltos a banco e invasões a aviões.

Continua após a publicidade

Além de bastante famoso por sua trilha sonora, que rendeu ao show diversas indicações ao Grammy, o seriado também rendeu ao astro seu segundo Emmy da carreira, dessa vez como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV.

Thief não está atualmente disponível em streaming ou plataformas digitais.

Brooklyn Nine-Nine

Continua após a publicidade

Um dos últimos projetos de Andre Braugher na TV (antes de uma participação marcante em The Good Fight), Brooklyn Nine-Nine é uma comédia policial lançada em 2013 que teve seis temporadas na Fox e outras duas na NBC. Estrelada por Andy Samberg e Stéphanie Beatriz, além do próprio Braugher, o show foi um sucesso entre o público, ganhando enorme repercussão na internet e na cultura pop

Na série, o ator dá vida ao capitão Raymond Holt, profissional que se orgulha de ser o primeiro capitão negro e gay da polícia de New York. Bastante sério, ele faz o contraponto dos personagens principais, servindo como uma figura “paterna” que tenta colocar seus pés no chão.

Muito popular, o personagem foi mais um divisor de águas na carreira do ator, o apresentando para uma nova geração de fãs. Além disso, graças ao seriado, ele foi indicado outras quatro vezes ao Emmy na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia.

Brooklyn Nine-Nine está disponível na Netflix.