Tinta que brilha no escuro chega às estradas da Holanda

Por Redação | 15 de Abril de 2014 às 18h51
photo_camera Getty

Uma tinta contendo um pó fotoluminescente que funciona com energia solar foi usada para pintar o asfalto num trecho de cerca de 500m na Holanda, substituindo o sistema de iluminação anterior, que consumia muita energia.

Tinta faz asfalto brilhar no escuro

Agora quem trafega por esse trecho se sente como se estivesse em um jogo de vídeogame ou numa das estradas do filme Tron. Esta implementação serviu como prova de conceito da nova tinta, desenvolvida pelo Studio Roosegaarde. Durante o dia, a tinta armazena energia solar para brilhar durante toda a noite.

Agora o objetivo é testar os novos recursos futuros da tecnologia em estacionamentos. As novidades previstas envolvem marcadores informativos, como arte de rua funcional. Por exemplo, em temperaturas muito baixas, a superfície do asfalto pode acender como flocos de neve gigantes.

Assim, os motoristas seriam alertados enquanto o chão não fosse coberto pela neve. Há ainda planos de incorporar luzes movidas por energia eólica que brilham apenas quando um carro se aproxima e, por fim, uma função que permite carregar carros elétricos enquanto eles trafegam pela rodovia.

Como se pode imaginar, algo assim teria que passar por diversos testes de segurança e durabilidade antes que os governos possam abandonar os sistemas de iluminação atual em prol da nova tecnologia. Porém, ela representa o futuro da próxima geração de autoestradas.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.