Carapicuíba é a cidade brasileira que mais tira selfies

Por Redação | 13.03.2014 às 08:18
photo_camera Divulgação

São Paulo? Rio de Janeiro? Que nada: a cidade de Carapicuíba, na região metropolitana do Estado de São Paulo, é a campeã brasileira quando o assunto é publicar "selfies", os famosos autorretratos que invadiram a internet nos últimos anos. O município não é só o mais narcisista do Brasil - pelo menos nesse quesito -, como também um dos lugares onde as pessoas mais tiram fotos de si mesmas em todo o mundo.

A descoberta faz parte de um levantamento da revista norte-americana Time, que decidiu investigar a geografia das selfies por todo o planeta. Para chegar aos números, a publicação baixou e analisou mais de 400 mil fotos publicadas no Instagram com a tag "selfie" e que contassem com dados de localização geográfica.

O período de análise das imagens recolhidas aconteceu em duas fases: a primeira dos dias 28 de janeiro a 2 de fevereiro e a última entre 3 e 7 de março de 2014. Ao todo, 459 cidades participaram do relatório. A revista levou em consideração apenas municípios com no mínimo 250 mil habitantes e, a partir dessa quantidade, foi feita uma conta com o número de selfies tiradas dentro de um raio de oito quilômetros e dividida pela população de cada cidade.

De acordo com a estimativa feita pela Time, Carapicuíba tem 33 publicadores de selfie para cada 100 mil habitantes. No ranking global, o município aparece na 85ª posição dos 100 lugares que mais fazem selfies no mundo. Na mesma lista aparece outra cidade brasileira: Vitória, no Espírito Santo, que conta com 30 fotógrafos do tipo para cada 100 mil habitantes (96ª posição no ranking mundial).

O primeiro lugar pertence à cidade de Makati, nas Filipinas, que tem 258 publicadores de selfies para cada 100 mil habitantes. Em segundo aparece a ilha de Manhattan, em Nova Iorque, com 202 fotógrafos para cada 100 mil pessoas. Em terceiro vem Miami, na Flórida (155 para cada 100 mil), em quarto Anaheim e Santa Ana, na Califórnia (147 para cada 100 mil), e em quinto Petaling Jaya, na Malásia (141 para cada 100 mil).

Palavra do ano

Tirar fotos de si mesmo ou em frente ao espelho com uma câmera digital ou smartphone se tornou algo tão comum entre os usuários que o termo "selfie" foi efeito a palavra do ano de 2013 pelo respeitado dicionário Oxford.

Editores da publicação conduziram pesquisas de linguagem que constataram o uso frequente da palavra "selfie", que aumentou 17.000% desde o ano passado. Os especialistas colheram 150 milhões de palavras do inglês, todos os meses, para então definir "selfie" como a palavra do ano. O Oxford definiu o termo como "fotografia que um indivíduo tira dele próprio, geralmente utilizando um smartphone ou webcam, e publica em uma rede social".

Apesar de ter sido adicionada ao dicionário em agosto de 2013, a palavra "selfie" existe desde 2002, quando apareceu pela primeira vez em um fórum online na Austrália – na ocasião, um usuário pediu desculpas por ter tirado uma foto dele mesmo. Além disso, foi muito usada como hashtag no site de fotografias Flickr, em 2004. Mas o uso contínuo da expressão só ocorreu em 2012 com o crescimento dos sites de relacionamento, como Twitter, Facebook e Instagram.

Na semana passada durante a cerimônia do Oscar, a apresentadora americana Ellen DeGeneres tirou uma selfie ao lado de vários atores de Hollywood, como Meryl Streep, Julia Roberts, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Brad Pitt e Angelina Jolie. Em poucos minutos, a foto se tornou a selfie mais retuitada da história - hoje o número já passa de 3,3 milhões de retuítes e quase 2 milhões de pessoas a marcaram como favorita.