'Selfie' é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Por Redação | 19 de Novembro de 2013 às 14h40
Divulgação

Tirar fotos de si mesmo ou em frente ao espelho com uma câmera digital ou smartphone se tornou algo tão comum entre os usuários que recebeu o nome de "Selfie". E essa definição ganhou tanta popularidade que acaba de ser eleita pelo respeitado dicionário Oxford como a palavra do ano de 2013.

Segundo a Oxford Dictionaries, editores da publicação conduziram pesquisas de linguagem que constataram o uso frequente da palavra "selfie", que aumentou 17.000% desde o ano passado. Os especialistas colheram 150 milhões de palavras do inglês, todos os meses, para então definir "selfie" como a palavra do ano. A Oxford definiu o termo como "fotografia que um indivíduo tira dele próprio, geralmente utilizando um smartphone ou webcam, e publica em uma rede social".

Apesar de ter sido adicionada ao dicionário Oxford em agosto de 2013, a palavra "selfie" existe desde 2002, quando apareceu pela primeira vez em um fórum online na Austrália – na ocasião, um usuário pediu desculpas por ter tirado uma foto dele mesmo. Além disso, foi muito usada como hashtag no site de fotografias Flickr, em 2004. Mas o uso contínuo da expressão só ocorreu em 2012 com o crescimento dos sites de relacionamento, como Twitter, Facebook e Instagram.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Vale lembrar que a Oxford faz o seguinte alerta: "Selfies ocasionais são aceitáveis, mas postar uma nova foto de você mesmo todos os dias não é necessário". O termo já rendeu uma série de derivados, incluindo "helfie", "belfie", "welfie" e "drelfie", como informa o jornal The Guardian. Há ainda um movimento parecido que tem tomado conta das redes sociais, o "photobomb", que é quando alguém (ou algo) inusitado aparece para atralhar a foto.

A eleição de palavra do ano acontece desde 2004. "Selfie" concorreu com outros termos bastante populares entre os internautas da língua inglesa, como "bitcoin", "showrooming" e "twerk". Expressões como "GIF" e "podcast" também já foram eleitas como a expressão do ano, o que indica a influência dos meios tecnológicos no dia a dia dos usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.