'Selfie' é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Por Redação | 19 de Novembro de 2013 às 14h40
photo_camera Divulgação

Tirar fotos de si mesmo ou em frente ao espelho com uma câmera digital ou smartphone se tornou algo tão comum entre os usuários que recebeu o nome de "Selfie". E essa definição ganhou tanta popularidade que acaba de ser eleita pelo respeitado dicionário Oxford como a palavra do ano de 2013.

Segundo a Oxford Dictionaries, editores da publicação conduziram pesquisas de linguagem que constataram o uso frequente da palavra "selfie", que aumentou 17.000% desde o ano passado. Os especialistas colheram 150 milhões de palavras do inglês, todos os meses, para então definir "selfie" como a palavra do ano. A Oxford definiu o termo como "fotografia que um indivíduo tira dele próprio, geralmente utilizando um smartphone ou webcam, e publica em uma rede social".

Apesar de ter sido adicionada ao dicionário Oxford em agosto de 2013, a palavra "selfie" existe desde 2002, quando apareceu pela primeira vez em um fórum online na Austrália – na ocasião, um usuário pediu desculpas por ter tirado uma foto dele mesmo. Além disso, foi muito usada como hashtag no site de fotografias Flickr, em 2004. Mas o uso contínuo da expressão só ocorreu em 2012 com o crescimento dos sites de relacionamento, como Twitter, Facebook e Instagram.

Vale lembrar que a Oxford faz o seguinte alerta: "Selfies ocasionais são aceitáveis, mas postar uma nova foto de você mesmo todos os dias não é necessário". O termo já rendeu uma série de derivados, incluindo "helfie", "belfie", "welfie" e "drelfie", como informa o jornal The Guardian. Há ainda um movimento parecido que tem tomado conta das redes sociais, o "photobomb", que é quando alguém (ou algo) inusitado aparece para atralhar a foto.

A eleição de palavra do ano acontece desde 2004. "Selfie" concorreu com outros termos bastante populares entre os internautas da língua inglesa, como "bitcoin", "showrooming" e "twerk". Expressões como "GIF" e "podcast" também já foram eleitas como a expressão do ano, o que indica a influência dos meios tecnológicos no dia a dia dos usuários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.