Aprenda a otimizar o uso do Evernote

Por Caroline Hecke

O Evernote é um serviço que permite guardar anotações nos mais variados formatos. Ele mantém seus dados na nuvem, garantindo que você acesse informações de qualquer lugar, seja por meio de um smartphone, tablet ou computador.

Mas nem todo mundo conhece todos os recursos que ele tem, muito menos sabe utilizar o sistema de sua melhor forma. Se você se enquadra nesse grupo, vai encontrar aqui diversas dicas e sugestões para otimizar o uso do Evernote.

Lote o sistema de conteúdo

Quanto mais você alimentar o Evernote, mais ele será útil. De nada adianta usar o serviço para algumas tarefas isoladas: o melhor dele é quando você integra tudo em um só local, criando diferentes grupos de notas para cada projeto.

E não apenas isso: ele mostra seu real potencial quando você passa a usá-lo como seu principal espaço para guardar receitas, notas de leitura, links de referências etc. O que torna tudo isso ainda melhor é a possibilidade de fazer pesquisas e buscar conteúdo de maneira prática, além de agregar diversos elementos importantes dentro de uma mesma nota.

Não tenha medo de criar muitas pastas

Se você evita criar muitas pastas para não se perder em meio a toneladas de anotações, deixe essa mania de lado no Evernote. Ele é a ferramenta perfeita para esse tipo de indexação, principalmente quando você tem em mãos um sistema que ajuda você a encontrar tudo por meio de tags. Isso também vai ajudar você a manter o sistema visualmente limpo ao colocar centenas de anotações lá.

Abuse das tags

A princípio, as tags do Evernote parecem uma perda de tempo, mas na verdade elas podem ser muito úteis para quando você tem uma anotação que poderia caber em mais de uma pasta.

Use uma tag para cada pessoa a que a nota se aplica

Você deve querer criar anotações que envolvam não só você, mas também outras pessoas presentes em seu dia a dia. Uma boa ideia para otimizar o uso do Evernote é criar tags separadas para cada pessoa importante em sua rotina.

Você pode, por exemplo, criar tags para cada um de seus filhos ou para cada um de seus parceiros de negócios. Assim, sempre que você quiser recuperar anotações sobre o rendimento escolar das crianças ou descobrir se alguém estava presente em uma reunião, é só apelar para as tags.

Use o Web Clipper

Se você gosta de pesquisar na web, deve ter dezenas de pastas nos favoritos de seu navegador, certo? O Web Clipper é uma ferramenta que substitui muito bem essa função e permite que você carregue seus links por aí, com a vantagem de poder criar anotações e ainda adicionar marcações a uma screenshot da página em segundos.

Crie links entre anotações

Quando você tiver centenas de anotações no Evernote, uma boa opção para encontrar o conteúdo desejado com mais facilidade é linkar uma nota a outra. Assim, você pode abrir uma anotação relativa a qualquer outra nota com apenas um clique.