Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 filmes e séries brasileiros sobre folclore

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Agosto de 2022 às 18h00

Link copiado!

Viu Cine, Netflix, TV Globo
Viu Cine, Netflix, TV Globo

O folclore faz parte da cultura popular do Brasil e seu dia é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada apenas em 1965, pelo presidente e ditador Humberto Castello Branco, mas desde 1922, na Semana da Arte Moderna, já havia uma preocupação em divulgar e dar mais importante para o tema.

No entretenimento, o folclore também não passa em branco e existem diversos filmes, séries e documentários sobre o ele. Com isso em mente, o Canaltech selecionou as cinco melhores produções sobre a temática para você. Confira abaixo.

5- Turma do Folclore

Continua após a publicidade

Com cinco temporadas até o momento, essa série é destinada para o público infantil e por meio de músicas e animação, conta mais sobre o folclore brasileiro para as crianças, trazendo personagens clássicos como a Cuca, o Saci-Pererê, a Mula Sem Cabeça, entre outros. Além deles, a produção também foca em elementos da natureza como a água e as matas.

Dirgida por Rafael Béber e produzida por Guilherme Marques, a produção traz episódios bem curtos, com cerca de 3 minutos de duração cada, e é uma ótima opção para quem quer ensinar mais sobre o tema para os filhos.

Você pode ver Turma do Folclore no Prime Video.

4- Lendas Animadas

Outra produção destinada ao público infantil é Lendas Animadas, que conta histórias de tradições do folclore brasileiro mesclando animações e live-action.

Continua após a publicidade

A produção é apresentada por Gabriel Godoy e dirigida por Renato Barbieri, e traz 13 episódios curtos que contam um pouco mais da temática. Entre eles destacam-se Iemanjá-A Rainha do Mar, O Bicho Folharal e Festa no Céu.

Lendas Animadas também está disponível no Prime Video.

3- Sítio do Picapau Amarelo

Continua após a publicidade

Quem nunca ouviu falar em Sítio do Picapau Amarelo que atire a primeira pedra. A obra é um clássico de Monteiro Lobato e foi adaptada para televisão diversas vezes.

As duas versões mais conhecidas, foram as exibidas pela TV Globo. A primeira exibição na emissora aconteceu entre os anos 1977 a 1986, e tinha capítulos com duração média de 30 minutos. O elenco trazia Zilka Salaberry como Dona Benta, Rosana Gargia como Narizinho, Júlio Cézar como Pedrinho e Dirce Migliaccio como Emília.

Já a segunda exibição na emissora, aconteceu entre os anos de 2001 e 2007 e trouxe a inesquecível Nicette Bruno como Dona Benta, João Acaiabe como Tio Barnabé, e Isabelle Drummond como a espevitada Emília.

Ao longo das sete temporadas, o público acompanhou as travessuras de Pedrinho, Narizinho e Emília, seja no Reino das Águas Claras ou na caverna da Cuca.

Continua após a publicidade

Uma curiosidade é que tal versão mesclava elementos da modernidade com o texto de Lobato, desse modo a internet e o forno micro-ondas, por exemplo, foram inseridos na história.

Até o momento, a Globo disponibilizou apenas a primeira versão de Sítio do Picapau Amarelo, que está disponível em 14 temporadas no Globoplay.

2- Folclore Brasileiro

Continua após a publicidade

Saindo um pouco das produções infantis e infanto juvenis, chegou a hora de conhecer essa série apresentada por Isadora Becker, uma chefe de cozinha que prepara comidas inspiradas nas lendas do folclore brasileiro.

Com apenas 12 episódios curtos, até o momento, o programa é uma excelente opção para quem quer aprender mais sobre o tema e ainda conhecer receitas novas.

Você pode ver Folclore Brasileiro no Prime Video.

1- Cidade Invisível

Continua após a publicidade

Uma das séries brasileiras mais famosas da Netflix, Cidade Invisível tem como plano de fundo um mundo subterrâneo habitado por criaturas do folclore brasileiro. Tais criaturas são descobertas por um detetive que, em meio a uma investigação, se encontra preso entre esses dois mundos. Logo ele irá perceber que esses seres estranhos podem ser a resposta para seu passado misterioso.

Lançada em 2021, a série tem—até o momento— apenas uma temporada, mas já conquistou vários fãs e a Netflix já confirmou o lançamento da próxima.

Dirigida por Carlos Saldanha, a obra traz no elenco Marco Pigossi, Alessandra Negrini (elogiada pela atuação), Fábio Lago, Jéssica Córes e outros.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a série não é recomendada para menores de 18 anos e está disponível na Netflix.

Bônus: Recife Assombrado

Quem gosta de um bom filme de terror também vai encontrar opções que retratam o folclore. É o caso de Recife Assombrado, dirigido por Adriano Portela, que conta a história de Hermano, um rapaz que volta para a capital pernambucana após o desaparecimento de seu irmão, Vinícius.

Continua após a publicidade

Perturbado e decido a entender o que aconteceu com o irmão, ele irá descobrir uma cidade sobrenatural assombrada por criaturas estranhas, que aparecem quando anoitecem.

Lançado em 2019, o longa está disponível no Globoplay.