10 filmes disponíveis na Netflix para quem quer empreender
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Mais do que apenas entretenimento, filmes também são fontes de inspiração para muita gente — inclusive para quem está abrindo um negócio e quer se tornar empreendedor. Seja dando aquela ideia mirabolante ou com o empurrão que faltava para tirar aquele projeto do papel, uma boa história pode mudar a vida de alguém ou virar o jogo em um momento de dificuldade.
Só isso já é capaz de fazer até mesmo os mais durões a terem que pausar o filme para enxugar as lágrimas, mas o longa ainda conta com belas lições sobre resiliência e superação que são necessárias para qualquer pessoa que queira empreender.
5. Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru
Tudo bem que estamos falando de um documentário e esse não é bem o foco desta lista, mas é difícil fugir de Eu Não Sou Seu Guru, uma vez que ele traz todo o debate acerca daquilo que é necessário para um bom empreendedor: acreditar em si mesmo e encontrar forças para mudar aquilo que é necessário para crescer e seguir em frente.
O filme acompanha Tony Robbins e suas técnicas de coaching que fogem bastante daquilo que a gente espera de um profissional da área. E justamente por essa abordagem fora do convencional, ele consegue alcançar as pessoas e trazer as transformações que elas precisam. Basicamente, é uma consultoria com um especialista mundialmente famoso de graça.
4. Coach Carter: Treino para a Vida
Falando em coach, temos aqui um filme que traz o conceito original do termo. Um técnico de basquete entra na vida de um time escolar e muda toda a dinâmica do grupo, impedindo que os atletas joguem por causa do seu mau desempenho em sala de aula. É claro que esse choque faz com que treinador e jogadores entrem em atrito, mas logo vemos como isso faz com que a equipe passe a crescer de verdade.
O filme é um pouco antigo, mas as lições seguem bastante atuais. Para os empreendedores, as lições que ficam são principalmente a de rever alguns comportamentos e lógicas que parecem naturais, mas que estão impedindo seu crescimento — e que, às vezes, não é nada fácil mudar.
3. O Aviador
Um dos clássicos da carreira de Leonardo DiCaprio, O Aviador conta a história de Howard Hughes, um dos homens mais ricos do mundo que decide dedicar parte da sua herança às suas maiores paixões: a aviação e o cinema. Apesar de ele ser uma figura bastante excêntrica, essa obsessão com seus hobbies permite que ele tenha ideias visionárias capazes de transformar a indústria — ou seja, um espírito 100% empreendedor.
2. Amor sem Escalas
Apesar de o título parecer ser de uma comédia romântica qualquer, Amor sem Escalas traz grandes lições para quem quer empreender. O filme acompanha a vida de um homem cuja profissão é demitir as pessoas e ele viaja pelos Estados Unidos a mando de outras empresas para que possa mandar seus funcionários embora da maneira mais impessoal possível.
Só que essa sua “vida perfeita” é posta em xeque quando as empresas adotam um sistema que faz o seu trabalho remotamente e ele se vê ameaçado por máquinas e, assim, obrigado a rever toda sua vida — uma autoavaliação que todo empreendedor precisa fazer quando se vê encurralado em alguma situação adversa.
1. Forrest Gump: O Contador de Histórias
Um clássico entre os clássicos, o velho Forrest Gump é muito mais do que uma história sobre alguém que gosta de inventar memórias. É sobre persistência e esforço como ingredientes necessários para superar qualquer obstáculo e alcançar seus objetivos — o que é fundamental para qualquer pessoa que queira empreender hoje e sempre.