10 filmes disponíveis na Netflix para quem quer empreender

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 22 de Julho de 2021 às 11h15
Divulgação/Warner Bros, Universal, Paramount Pictures

Mais do que apenas entretenimento, filmes também são fontes de inspiração para muita gente — inclusive para quem está abrindo um negócio e quer se tornar empreendedor. Seja dando aquela ideia mirabolante ou com o empurrão que faltava para tirar aquele projeto do papel, uma boa história pode mudar a vida de alguém ou virar o jogo em um momento de dificuldade.

E vamos combinar que o momento atual exige. A economia não está lá essas coisas e muita gente precisa dessa luz tanto para começar um novo empreendimento quanto para renovar aquele que já existe. Se este é o seu caso, a solução pode estar a um play de distância, bastando apenas escolher o filme certo para ajudá-lo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Só que nem sempre é fácil encontrar essa produção. Embora empreendedorismo e histórias inspiradoras sejam as queridinhas de Hollywood, nem sempre a gente sabe por onde começar. Por isso, o Canaltech decidiu ajudá-lo e listar alguns dos melhores filmes para quem quer empreender disponíveis na Netflix.

10. Steve Jobs

Para começar esta lista, a cinebiografia de um dos nomes mais importantes do século XXI. O nome de Steve Jobs é sempre lembrado quando a gente fala em empreendedorismo e não é por acaso, já que ele é o grande responsável pelo que a Apple se tornou e um dos ícones da tecnologia e da criatividade.

E o filme de Danny Boyle é uma ótima forma de conhecer tanto o lado empreendedor do executivo como também o seu lado humano, que quase sempre é esquecido pelos fãs. E o longa mescla muito bem tudo isso ao mostrar como ele lutou para dar à Maçã o status que ela tem hoje — e o preço que pagou por isso.

9. Upstarts

Direto do cinema indiano, Upstarts traz o empreendedorismo já em seu roteiro. A história de três universitários que criam uma startup para lucrarem ao mesmo tempo que fazem o bem para a sociedade logo se transforma em um tratado sobre as dificuldades de manter a amizade em meio aos negócios — um tema bastante pertinente para quem acha que a vida de sócio é uma longa lua de mel.

8. Talento e Fé

Histórias esportivas e empreendedorismo andam lado a lado, já que ambas falam sobre persistência e superação de uma forma bem parecida. E Talento e Fé adiciona um elemento a mais à equação: o segregacionismo racial.

O filme conta a história Tony Nathan, um jogador negro de futebol americano que é vítima do preconceito da sociedade estadunidense na década de 1970, e como tudo isso afeta tanto seu desempenho esportivo quanto suas próprias convições e como ele é capaz de superar todas essas adversidades que pareciam impossíveis de ser vencidas.

7. Barry

Nessa mesma pegada racial, Barry conta a história de ninguém menos do que Barack Obama e como ele se tornou a figura que a gente conhece a partir da luta contra o racismo e as diferenças culturais que ele sempre carregou em relação à boa parte da sociedade estadunidense. Se o ex-presidente dos EUA não tiver o que ensinar a quem quer empreender, ninguém mais tem.

6. O Menino que Descobriu o Vento

Baseado em acontecimentos reais, O Menino que Descobriu o Vento é uma daquelas histórias que vai te emocionar por vários motivos. A trama gira em torno de um garoto cujo sonho é poder estudar, mas as duras condições econômicas de sua família não o permitem. Só que isso não impede que ele desenvolva uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome.

Só isso já é capaz de fazer até mesmo os mais durões a terem que pausar o filme para enxugar as lágrimas, mas o longa ainda conta com belas lições sobre resiliência e superação que são necessárias para qualquer pessoa que queira empreender.

5. Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru

Tudo bem que estamos falando de um documentário e esse não é bem o foco desta lista, mas é difícil fugir de Eu Não Sou Seu Guru, uma vez que ele traz todo o debate acerca daquilo que é necessário para um bom empreendedor: acreditar em si mesmo e encontrar forças para mudar aquilo que é necessário para crescer e seguir em frente.

O filme acompanha Tony Robbins e suas técnicas de coaching que fogem bastante daquilo que a gente espera de um profissional da área. E justamente por essa abordagem fora do convencional, ele consegue alcançar as pessoas e trazer as transformações que elas precisam. Basicamente, é uma consultoria com um especialista mundialmente famoso de graça.

4. Coach Carter: Treino para a Vida

Falando em coach, temos aqui um filme que traz o conceito original do termo. Um técnico de basquete entra na vida de um time escolar e muda toda a dinâmica do grupo, impedindo que os atletas joguem por causa do seu mau desempenho em sala de aula. É claro que esse choque faz com que treinador e jogadores entrem em atrito, mas logo vemos como isso faz com que a equipe passe a crescer de verdade.

O filme é um pouco antigo, mas as lições seguem bastante atuais. Para os empreendedores, as lições que ficam são principalmente a de rever alguns comportamentos e lógicas que parecem naturais, mas que estão impedindo seu crescimento — e que, às vezes, não é nada fácil mudar.

3. O Aviador

Um dos clássicos da carreira de Leonardo DiCaprio, O Aviador conta a história de Howard Hughes, um dos homens mais ricos do mundo que decide dedicar parte da sua herança às suas maiores paixões: a aviação e o cinema. Apesar de ele ser uma figura bastante excêntrica, essa obsessão com seus hobbies permite que ele tenha ideias visionárias capazes de transformar a indústria — ou seja, um espírito 100% empreendedor.

2. Amor sem Escalas

Apesar de o título parecer ser de uma comédia romântica qualquer, Amor sem Escalas traz grandes lições para quem quer empreender. O filme acompanha a vida de um homem cuja profissão é demitir as pessoas e ele viaja pelos Estados Unidos a mando de outras empresas para que possa mandar seus funcionários embora da maneira mais impessoal possível.

Só que essa sua “vida perfeita” é posta em xeque quando as empresas adotam um sistema que faz o seu trabalho remotamente e ele se vê ameaçado por máquinas e, assim, obrigado a rever toda sua vida — uma autoavaliação que todo empreendedor precisa fazer quando se vê encurralado em alguma situação adversa.

1. Forrest Gump: O Contador de Histórias

Um clássico entre os clássicos, o velho Forrest Gump é muito mais do que uma história sobre alguém que gosta de inventar memórias. É sobre persistência e esforço como ingredientes necessários para superar qualquer obstáculo e alcançar seus objetivos — o que é fundamental para qualquer pessoa que queira empreender hoje e sempre.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.