Como se preparar para uma entrevista de emprego no Google?

Como se preparar para uma entrevista de emprego no Google?

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 20 de Abril de 2022 às 14h20
CRibeiro/Google Brasil/Divulgação

Você sonha em trabalhar no Google? Como em toda grande empresa, a big tech é bastante rigorosa em seus processos de seleção. As entrevistas são uma etapa importante, sobretudo nas áreas mais técnicas, como engenharia de software, e exigem preparação e estudo antes do encontro com os recrutadores.

Nas entrevistas, a equipe avalia a capacidade técnica e conhecimento de computação e programação do(a) candidato(a), incluindo algoritmos, estruturas de dados e habilidades de pensamento crítico. Segundo o próprio Google, alguns dos tópicos a serem abordados em entrevistas com engenheiros de software são:

  • Experiência do currículo;
  • Questões de codificação, construção e desenvolvimento de algoritmos complexos;
  • Análise de características de desempenho;
  • Problemas lógicos, projeto de sistemas e princípios básicos da ciência da computação (tabelas hash, stacks, matrizes, etc.).

“Estamos interessados no conhecimento dos princípios da ciência da computação e como eles podem ser usados na solução de problemas. É importante que a pessoa esteja preparada para uma discussão aberta sobre os projetos em que já trabalhou, seja na escola, em trabalhos anteriores ou em seu tempo livre”, afirma Yale Soares, gerente de programas de estágio em engenharia e recrutadora do Google.

Google está com vagas de emprego para engenheiro de software (Imagem: Reprodução/wocintechchat.com/Unsplash)

Dicas para engenheiros de software na entrevista com o Google

A boa notícia é que o Google afirma que suas entrevistas são muito práticas e padronizadas, para que todos tenham as mesmas chances de serem contratadas. Portanto, a preparação é um fator decisivo para se dar bem. Dedique tempo, organize seus estudos e mantenha a calma.

Antes da entrevista em si, faça o máximo de exercícios sobre Ciência da Computação que puder em sites como Codeforces, Interviewing.io, Leetcode, Topcoder, HackerRank, SPOJ.com, Pramp e Interviews.school.

Durante a entrevista, antes de começar a resolver um problema, confirme que você o entendeu e descreva como você planeja resolvê-lo e por quê. Comunique sua abordagem, decisões e dúvidas para a pessoa que estiver entrevistando.

Lembre-se de comunicar seu processo de pensamento enquanto resolve o problema. Os entrevistadores querem entender sua lógica ao abordar um problema. Se você estiver fazendo suposições ao analisar o problema, certifique-se de comunicar essas suposições.

Os entrevistadores podem dar dicas para guiá-lo na resolução do problema. Seja receptivo aos feedbacks durante a entrevista e tente incorporá-los na sua solução.

A empresa usa códigos de alta qualidade, eficientes e claros. Como todos os profissionais de engenharia, de todos os níveis, colaboram e analisam toda a base de código do Google, é essencial que todos os engenheiros trabalhem com o mesmo padrão.

Vagas de emprego no software do Google

Há diversas vagas de emprego em aberto na engenharia de software do Google pelo Brasil. Para concorrer, clique nos respectivos links.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.