BairesDev: como entrar na empresa cuja admissão é mais difícil que Harvard

Por Redação | 21 de Dezembro de 2020 às 13h50

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
BairesDev: como entrar na empresa cuja admissão é mais difícil que Harvard
BairesDev: como entrar na empresa cuja admissão é mais difícil que Harvard

É fato que no Brasil - e no resto do mundo - a mão de obra de Tecnologia anda escassa. Os bons profissionais são amplamente disputados pelas empresas e muitas delas, na ausência deles, topam até mesmo contratar programadores, engenheiros e afins, de grau mediano, para treinar suas habilidades dentro de seus quadros. Mas, a BairesDev, uma companhia especializada em nearshore software outsourcing, vai no caminho inverso: ela tem um dos processos seletivos mais difíceis do mercado para atrair os melhores profissionais. E a estratégia vem dando muito certo!

Basicamente, a BairesDev é uma companhia de outsourcing de TI. Cada vez mais utilizada pelo mercado, essa estratégia envolve contratar uma empresa especializada para cuidar de toda a parte de tecnologia do seu negócio, permitindo que as companhias foquem na atividade principal e deixem outros processos nas mãos de profissionais altamente capacitados.

E é justamente pelo fato de trabalhar em projetos desafiadores para outras empresas, é que a BairesDev atrai e - acima de tudo - seleciona os melhores dos melhores. Ela recebe cerca de 100 mil candidaturas todos os meses e apenas 100 delas (ou 0,1%) são aprovadas mensalmente para fazer parte dos quadros da companhia. Para efeito de comparação, a universidade de Harvard, a mais cobiçada do mundo, aprova cerca de 4,92% de seus postulantes.

Processo de seleção rigoroso

A filtragem para aprovação dos melhores candidatos se dá através de um longo e rigoroso processo de seleção, dividido em várias etapas. A triagem começa já na primeira fase, quando a BairesDev recebe 1,2 milhão de candidaturas anualmente em seu site. Nessa etapa, um conjunto de algoritmos analisa cada candidato para a posição mais apropriada, de acordo com o seu currículo.

Uma vez que cada candidato é relacionado à vaga correspondente, a plataforma da BairesDev seleciona de forma automática um conjunto que varia entre oito e 12 testes online, diretamente linkados as habilidades buscadas pela empresa. Além deles, o candidato deve se submeter a testes de inglês e QI.

A BairesDev conta com mais de 80 testes diferentes, aplicados de acordo com as habilidades. Um desenvolvedor Java, por exemplo, terá de realizar avaliações de Programação Orientada a objetos, Front End, SQL, etc.

Uma vez aprovado nos testes online, o candidato conversa com membros da equipe de RH, que avaliarão skills como forma de se comunicar, personalidade e comprometimento. Superada essa etapa, ele será submetido à provas escritas mais específicas, para que seus conhecimentos técnicos e seu comportamento diante de projetos que exigem criatividade.

Por fim, a última etapa de contratação envolve uma equipe de especialistas técnicos. Nesta fase são feitas perguntas específicas relacionadas a projetos futuros em que o candidato pode se envolver, sendo que a avaliação inclui resolução de problemas em tempo real.

Apenas superadas essas cinco etapas, os candidatos estão aptos a trabalhar para BairesDev.

Você está preparado?

Crescimento acelerado

Contar com um processo seletivo que aprova apenas os melhores, permite que a BairesDev não apenas atraia profissionais qualificados, como também cresça em ritmo acelerado, principalmente na América Latina. A companhia apresentou uma taxa de crescimento 54% nos últimos três anos, dobrando de tamanho a cada 18 meses. Com isso, de 400 colaboradores em 2018, hoje a empresa conta com mais de 1.300 funcionários.

Além disso, por contar com um DNA 100% digital, 100% dos funcionários da BairesDev trabalha de forma remota, distribuídos por países da América Latina, como Brasil, Colômbia, Argentina, México, Chile, entre outros, além dos Estados Unidos.

Tudo isso contribuiu para que a companhia aparecesse na Inc. 5000 de 2020. Esse guia anual traz todas as companhias privadas que mais cresceram nos EUA durante os últimos 12 meses.

Desafios

E se você acha que muitas empresas torcem o nariz por ter equipes terceirizadas cuidando de seu setor de Tecnologia, reveja seus conceitos. A relação de clientes da BairesDev conta com algumas das maiores corporações do planeta. Isso envolve companhias do porte de Roll-Royce, Pinterest, EY, SiriusXM, Motorola, Chine, ViacomCBS, Netgear, Thomson Reuters, Groupon, Turner e até o Google.


Sim, isso mesmo! O onipresente Google conta com engenheiros de software e automação da BairesDev trabalham para garantir que aplicativos do Google para iOS e serviços como a Android TV sejam lançados com a máxima qualidade. É um exemplo que mostra como esse outsourcing veio para ficar e pode ser utilizado até mesmo por gigantes da área sem comprometer o trabalho das equipes internas.

E sim, a BairesDev tem vagas abertas. Preparado para encarar o desafio?

Se você está em busca de projetos realmente desafiadores em Tecnologia, então, comemore. Atualmente, a BairesDev está com mais de 300 vagas abertas, em áreas como:

  • Data Engineering (Big Daya / Data Science / Business Inteligence)
  • BackEnd / Fullstack (Java / PHP / Python / Ruby / SQL Developer, etc)
  • FrontEnd (React / Angular 1.x / Vue.js)
  • UX / UI
  • Infraestrutura (Dev Ops / Secure Engineer / SysAdmin Linux)
  • Mobile (Android / iOS / Xamarin / React Native / Ionic, etc)
  • Project Management (Scrum Master / PMO Analyst / Product Owner, etc)

E para você saber mais detalhes sobre todas as posições em aberto, basta clicar na página de carreiras da BairesDev e ver quais se encaixam em seu perfil.

Boa sorte!