Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vai liberar infraestrutura de nuvem gratuita para empresas brasileiras

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Março de 2022 às 20h20

Link copiado!

Pixabay/EyestetixStudio
Pixabay/EyestetixStudio
Tudo sobre WhatsApp

Usuários do conjunto de rotinas e programações (APIs) corporativos de mensagens do WhatsApp, a WhatsApp Business API, poderão utilizar a infraestrutura na nuvem do aplicativo de graça no Brasil. A novidade, que já está em período de testes e terá lançamento em breve, foi anunciada por Ajit Varma, diretor de produtos de negócios da plataforma, nesta terça-feira (29), em conversa do executivo com jornalistas brasileiros.

O executivo, segundo informações do portal Mobile Time, estima que a novidade, batizada de Cloud API, deverá ser responsável por uma redução significativa dos custos de empresas brasileiras que utilizam o WhatsApp Business como principal canal de atendimento e relacionamento com os clientes, já que diminuirá a necessidade da utilização de servidores próprios das organizações para processamento e armazenamento de informações das operações.

Fora do Brasil, a novidade havia sido anunciada em novembro de 2021. Na época, a iniciativa foi mostrada como uma forma de reduzir gastos das empresas e também de acelerar o processo de implementação da API, que na versão anterior demorava semanas e, com o sistema na nuvem, agora pode ser realizada em dias

Continua após a publicidade

Demais novidades corporativas no WhatsApp

Além da Cloud API, Ajit Varma também anunciou que o WhatsApp está planejando expandir a função de procura por empresas no local. Atualmente, a ferramenta só está disponível para alguns pequenos negócios em São Paulo, mas o plano do mensageiro é que no futuro ela esteja liberada em mais territórios e em organizações de maior porte.

Por fim, Varma também afirma que o WhatsApp está planejando aprimoramentos ao sistema de pagamentos interno do próprio mensageiro — mas detalhes específicos dessas melhorias não foram reveladas.

Continua após a publicidade

Fonte: Mobile Time