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Veja 7 dicas para sua pequena empresa se tornar mais inovadora

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Março de 2022 às 12h00

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Rawpixel.com/Freepik
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Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que 97% dos empreendedores realizaram no mínimo uma inovação em sua empresa. Tal renovação ocorre de diferentes formas, desde a redução de custos até a melhoria da qualidade de seus produtos.

Segundo Arthur Carneiro, analista de Inovação do Sebrae, os pequenos negócios conseguem implantar inovações com mais rapidez que grandes companhias. "O importante é que o negócio esteja sempre buscando inovar e se diferenciar dos concorrentes", disse, ao portal G1.

“A pandemia forçou os empreendedores a procurarem programas que os ajudassem a melhorar o faturamento por meio da inovação. Apenas no ano passado, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

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O estudo foi realizado com pequenos empresários atendidos pelo programa Brasil + Inovador, incluindo participantes dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Startup Sebrae e UP Digital. Abaixo, o Sebrae destaca as sete mudanças mais usadas, com a respectiva porcentagem, e dicas para alcançá-las.

Melhorar o atendimento (86%)

Entender a jornada do cliente é um dos principais fatores do sucesso da empresa. Ter um ambiente funcional e adequado ao perfil do público, priorizar a qualidade do atendimento, evitar burocracias excessivas e criar bons canais de relacionamento e divulgação são importantes

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Melhorar a qualidade de produtos (80%)

Avalie os produtos e serviços disponíveis na empresa, identifique as possíveis melhorias e considere rejeitar o que não está dando certo. Faça testes internos e com clientes para entender a chance de sucesso das mudanças. Recorra a laboratórios e consultorias para ajudá-lo, se achar necessário, e padronize e documente os processos de produção para manter a qualidade.

Reduzir desperdícios (69%)

Atente a tudo que é comprado e usado na empresa, identifique desperdícios e pense em como reduzi-los. Em restaurantes, por exemplo, a padronização de porções nas receitas evita excessos e reduz custos com ingredientes.

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Aumentar a produção (69%)

Esse pode ser um passo importante: identificar o potencial de crescimento da empresa e, em se confirmando, aumentar produção para atender à demanda. Vale realizar algum tipo de pesquisa com o público, analise a concorrência, verifique o caixa e avalie os prós e contras da decisão. Só tome cuidado para não crescer em um mau momento ou sem as condições necessárias, para não contrair dívidas em excesso.

Criar ou melhorar site ou redes sociais (67%)

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Dificilmente uma empresa se mantém presente sem manter algum tipo de rede social. Com grande parte do público online, estas páginas são canais importantes para a comunicação e marketing com os clientes. Planeje bem sua presença digital e as estratégias que fazem sentido para estes canais, buscando sobre o engajamento e feedback dos clientes. No caso de site de compras, avalie se é o caso de usar plataforma própria ou soluções externas (marketplace).

Reduzir custos (65,6%)

Avalie o mau uso do tempo dos funcionários, ou mesmo se cada pessoa da equipe está trabalhando todo seu potencial a favor da empresa. Também reveja bens como materiais e propriedades da empresa, para saber se tudo isso está gerando valor ao negócio. Em caso negativo, planeje uma forma de cortar gastos de forma eficaz, com as devidas adaptações.

Otimizar o consumo de água ou energia (53%)

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Essas contas podem elevar os gastos de mjuitas empresas. Adote processos ou equipamentos que reduzem o consumo, como sensores com desligamento automático nas torneiras e lâmpadas de LED mais econômicas.

Fonte: Sebrae, G1