Publicidade

Pesquisa IBOPE revela que brasileiros gostam de inovações nos meios de pagamento

Por| 22 de Agosto de 2018 às 19h30

Link copiado!

Pesquisa IBOPE revela que brasileiros gostam de inovações nos meios de pagamento
Pesquisa IBOPE revela que brasileiros gostam de inovações nos meios de pagamento

Adotar grandes inovações no atendimento de clientes geralmente dá dor de cabeça a qualquer empresário preocupado em como as mudanças serão recebidas pelo seu público. Para amenizar esse receio que uma pesquisa do IBOPE Conecta perguntou a internautas o que eles sentiriam ao fazer compras em um supermercado que não oferece operadores de caixas, com cobrança exclusivamente online. O estudo foi realizado com 2.000 internautas entrevistados, pertencentes às classes A, B, C e D e oriundos de todas as regiões do país.

Como resultado, 87% dos brasileiros entrevistados disseram que estão confortáveis com a ideia, pois acreditam que seria mais rápido e prático fazer suas compras dessa forma. Os 13% restantes, que afirmaram não se sentir inclinados a aderir a esse tipo de serviço, disseram que a possibilidade de não ter nenhuma pessoa para solucionar eventuais problemas ou a sensação de insegurança são as principais razões que os afastam dessa inovação.

Já a opção de cobrança por meio de totens não inspira tanta confiança nos consumidores brasileiros, apesar de ser um método de pagamento comum para pagamento de tarifas de estacionamento e ingressos de cinema nos principais shoppings do país. Dos entrevistados pela pesquisa, 45% afirmaram que jamais usaram esse meio de pagamento. Dos restantes, 61% acreditam que os totens são mais práticos, 45% dizem ser mais rápido e 15% preferem pagar por meio de totens que interagir com atendentes orgânicos.

Continua após a publicidade

As Guide Shops, lojas geralmente relacionadas a serviços de e-commerce que disponibilizam uma vitrine com produtos, ainda não são conhecidas pela maioria dos brasileiros: 80% dos entrevistados sequer ouviram falar de tal formato. Entretanto, o mercado brasileiro é otimista e 86% afirmaram que estariam dispostos a experimentar o modelo. Os 14% restantes disseram que não comprariam por medo de o produto vir com defeito, além de não gostarem da ideia de não levarem o produto imediatamente para casa. Dos 4% que já compraram em Guide Shops, 70% afirmaram que a experiência foi satisfatória.

Quanto ao pagamento feito ao aproximar o smartphone da maquininha sem a necessidade de cartão, 57% dos entrevistados já conhecem o método mas nunca o utilizaram, 31% não conheciam mas gostariam de usar. Apenas 2% já utilizaram, sendo as lojas de roupas e supermercados os principais estabelecimentos onde a compra ocorreu.

Quando a pesquisa questionou aos entrevistados quais eram seus métodos de pagamento inovadores prediletos, 48% afirmou que gostam de pagar utilizando tecnologias biométricas, 27% preferem pagar com o celular e 12% se sentem seguros em pagar por suas compras por meio do reconhecimento facial.

Entretanto, sempre há consumidores saudosistas de métodos de pagamento considerados antiquados frente à tecnologia: 64% dos entrevistados disseram ser simpáticos ao uso dos cheques, enquanto 49% sentem saudades dos carnês.