Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kim Dotcom quer lançar rede a prova de censura e espionagem

Por| 10 de Junho de 2015 às 12h06

Link copiado!

Kim Dotcom quer lançar rede a prova de censura e espionagem
Kim Dotcom quer lançar rede a prova de censura e espionagem

Para Kim Dotcom, o aniversário do fechamento do Megaupload se transformou em uma data tão importante quanto o próprio aniversário ou o de seus filhos. É o dia em que ele, ano após ano, utiliza para desafiar as autoridades que foram responsáveis por derrubar seu serviço. E, agora, em janeiro de 2016, é hora de fazer isso mais uma vez, com o ambicioso lançamento de uma “nova internet”.

Chamada de Meganet, a rede tem como foco, claro, o anonimato e a proteção. Os usuários poderão acessá-la de forma anônima e manterão, eles mesmos, o sistema no ar por meio da arquitetura de blockchains que permite, por exemplo, a existência das Bitcoins. Focada na privacidade, a ideia é criar um ambiente livre de espionagem e censura, onde dados e informações possam trafegar sem impedimento algum.

Os detalhes sobre o funcionamento ainda são desconhecidos, mas, aparentemente, os celulares e tablets com acesso à internet móvel serão parte integrante na manutenção da rede. Segundo Dotcom, a banda disponível e o poder de processamento, ambos subutilizados pela indústria atual, devem servir perfeitamente para manter a Meganet no ar de forma completamente independente e acessível de qualquer lugar.

A ideia, segundo ele, é entregar um sistema que funcione pela ação das próprias pessoas, criado especialmente para elas. Nos primeiros dez anos, pelo menos, toda a arquitetura utilizará a internet convencional como base, mas, no futuro e com a evolução prevista para os dispositivos mobile, a ideia é que ela se torne cada vez menos essencial até ser dispensada completamente.

Continua após a publicidade

Para dar início aos trabalhos, Dotcom promete lançar uma campanha de financiamento coletivo no começo do ano que vem, quando se “celebra” o quarto aniversário da batida policial que fechou o Megaupload. Não se sabe ao certo qual o valor necessário para que o projeto comece a caminhar e, como sempre, a excentricidade do homem por trás de tudo faz com que as informações ainda sejam escassas. Até lá, porém, ele pretende falar mais sobre o assunto.

Fonte: Torrent Freak