Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ele voltou! CEO que demitiu pelo Zoom desta vez corta o triplo de funcionários

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Março de 2022 às 16h20

Link copiado!

Reprodução/YouTube - CB Insights
Reprodução/YouTube - CB Insights

No final do ano passado, a história de como Vishal Garg, CEO da startup de crédito hipotecário Better.com, demitiu 900 funcionários em uma reunião coletiva no Zoom percorreu o mundo. E nessa última terça-feira (8), uma situação parecida aconteceu novamente, na mesma empresa e envolvendo o mesmo executivo, mas com um número bem maior de demissões: 3 mil.

Na terça (8), a Better.com decidiu “simplificar suas operações”, o que resultou na demissão de 3 mil funcionários da startup. No memorando interno sobre a ação, a empresa afirmava que todos os funcionários saberiam pessoalmente do corte por telefone, e seriam pagos a indenização devida além de terem ajuda para procurar outro emprego.

No papel, parece um processo de demissão ok, mas não foi isso o que aconteceu. A realidade é que os trabalhadores só foram notificados de seus desligamentos ao observarem o pagamento da indenização em suas contas bancárias.

Continua após a publicidade

Entre os 3 mil funcionários despedidos, estavam inclusive mulheres grávidas. Parte deses se manifestou nas redes sociais, revoltados com a falta de comunicação da empresa — mesmo que, para alguns, após o ocorrido no Zoom em 2021, eles já não esperavam muito da empresa de Garg.

Após a situação começar a repercutir na internet, Garg emitiu um pedido de desculpas para os funcionários sobre essa demissão. “Na Better, sua dedicação, foco e experiência são essenciais no trabalho vital que estamos fazendo para desbloquear o valor, a alegria e a oportunidade de casa própria para nossos clientes em todo o país. Eu não poderia estar mais grato por tudo o que estão realizando para os clientes que atendemos” afirma o CEO, no comunicado.

A relação tortuosa entre o CEO e o Zoom

Continua após a publicidade

Em dezembro de 2021, Garg demitiu 900 funcionários da Better.com uma reunião via Zoom. "Se você está nesta chamada, você faz parte do grupo azarado que foi demitido" foi uma das frases ditas pelo CEO em gravação da ligação obtida pela CNN.

Garg justificou a demissão citando a eficiência do mercado, o desempenho e a produtividade dos profissionais. Mas segundo a revista Fortune, o CEO acusou os funcionários de "roubar" seus colegas e clientes por serem improdutivos e trabalharem apenas duas horas por dia.

Como resultado da situação, Garg foi afastado temporariamente de seu cargo de CEO na Better.com, com a justificativa de "refletir sobre sua liderança, se reconectar com os valores que tornam a Better excelente e trabalhar em estreita colaboração com um treinador executivo". Ele retornou oficialmente ao trabalho no final de janeiro de 2022, para, agora em março, já ter que realizar a demissão de cerca de 3 mil funcionários.

Fonte: Forbes