Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App Cataki dá renda extra a catadores que reciclam embalagens longa vida

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Setembro de 2021 às 23h30

Link copiado!

Letícia Ichnaz/Pimp My Carroça
Letícia Ichnaz/Pimp My Carroça

O Cataki, aplicativo que reúne catadores para coletar lixo reciclável em residências, fez uma parceria com a fabricante de embalagens Tetra Pak em um programa de remuneração para reaproveitar embalagens longa vida, usadas para guardar líquidos como sucos e leite.

O Cataki+LongaVida é um projeto-piloto que começará na cidade de São Paulo. Ele cria um sistema de bonificação ao catador que entregar esse tipo de embalagem. No app, o catador participante receberá uma transferência no valor de R$ 0,25 por quilo de embalagem. As cooperativas parceiras do projeto também receberão um bônus por realizarem o serviço de recebimento e acomodação do material.

Segundo a Pimp My Carroça, criadora do Cataki, os catadores que já fazem parte do piloto conseguiram volumes adicionais de embalagens por semana, e com isso a renda deles aumentou. “Agora não precisamos mais esperar dois ou três meses para fechar a carga”, disse Maria Tereza Montenegro, presidente da CooperVivaBem, no texto à imprensa.

Continua após a publicidade

As embalagens longa vida são compostas de papel, plástico e alumínio. Na reciclagem, esses materiais podem ser separados novamente. Há equipamentos que agitam o lixo com água para hidratar a celulose e soltá-la do polietileno e do alumínio. Já estes são são reciclados juntos e podem se tornar objetos como telhas de casas, canetas, sacolas, potes, poltronas, peças de bicicleta e outros. 

Atualmente o Cataki reúne 4 mil catadores em mais de 1.000 cidades brasileiras. De acordo com uma pesquisa da consultoria Move Social, o Cataki aumenta a renda dos catadores em cerca de 64%.