Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 livros para negócios que querem dominar tecnologia

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Fevereiro de 2022 às 22h30

Link copiado!

Joseph Mucira/Pixabay
Joseph Mucira/Pixabay

A união da tecnologia com negócios, tão presente em livros recentes, é essencial não apenas para startups ou empresas de tecnologia, mas para quase todo negócio que queira se manter relevante. Por isso é importante que os empreendedores e profissionais das equipes estejam sempre atualizados com as tendências desta combinação. A renovação é capaz de impactar a qualidade do trabalho, acelerar a empresa e trazer mais benefícios aos clientes.

Pensando nisso, Aryadne Zonetti, Head de marketing da ITuring, escola de cursos para carreiras digitais, separou oito livros relevantes para ajudar na evolução profissional quando negócios se misturam com tecnologia. Veja abaixo.

Atravessando o abismo (Geoffrey A. Moore)

Continua após a publicidade

Este é um livro muito importante para quem aceitou o desafio de participar da criação e desenvolvimento de uma startup. Ele traz exemplos, cases e alguns frameworks que ajudam o profissional de marketing a organizar estratégias para avançar em mercados maiores e como a tecnologia faz parte deste contexto. Livro disponível em versão atualizada, na versão impressa ou digital.

Hacking Growth (Sean Ellis e Morgan Brown)

Aqui está um material direto das metodologias usadas em um dos maiores centros de tecnologia do mundo: o Vale do Silício dos EUA. Também baseado em exemplos e com uma visão prática, os autores compartilham técnicas aplicadas em empresas de tecnologia que são focadas em crescimento acelerado. Disponível em versão impressa e digital.

Continua após a publicidade

Marketing 5.0 (Philip Kotler)

É sobre a aplicação de tecnologia na rotina do consumidor. O livro aborda como a tecnologia impacta o comportamento de consumo e como isso muda o marketing, operações, experiência do cliente e outras áreas de negócios. Há alguns exemplos para ilustrar os conceitos do Marketing 5.0 e o destaque de que "as empresas precisam também focar em mudança de cultura, porque essa pode ser a maior barreira para a transformação digital." Disponível em versão impressa e digital.

Avalie o que importa (John Doerr)

Mais importante que medir, é saber o que medir, ou seja, quais as métricas relevantes para o atual estágio do negócio. O livro explica como funciona a metodologia de OKR (do inglês, Objetivos e Resultados-Chave) usada em startups e empresas de tecnologia para mensurar e definir foco. Um clássico para os profissionais de negócios que atuam (ou querem atuar) com tecnologia. Disponível em versão digital e impressa.

Continua após a publicidade

A regra é não ter regras (Reed Hastings e Erin Meyer)

Em vários momentos trabalhar em uma startup ou empresa de tecnologia significa romper com o tradicional, tentar algo novo, testar. A Netflix é uma dessas empresas que apostou na inovação e alterou o mercado de entretenimento. É neste livro que Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, conta como foi essa construção por dentro. Se Kotler menciona o poder da cultura na transformação digital, Hastings traz na prática o que essa força pode gerar. Serve para inspirar e mostrar que mudar vale a pena. Disponível em versão digital e impressa.

ZConomy (Jason Dorsey e Denise Villa)

Continua após a publicidade

Se você ainda não trabalha vendendo algo para a geração Z (ou contratando-a), você em breve o fará. Este livro é resultado de um estudo feito nos Estados Unidos pelos autores, que evidencia por segmento de mercado como a geração Z pode alterar modelos de negócios e estruturas de trabalho por terem um contexto diferente e altamente tecnológico que a difere das gerações anteriores. Os autores passam por exemplos que já aconteceram no mercado e algumas perspectivas de futuro. Está disponível em versão digital e impressa.

Storytelling com Dados (Cole Nussbaumer Knaflic)

Muito se engana quem pensa que trabalhar com dados é algo restrito aos engenheiros de dados, cientistas de dados, analytics engineers ou especialistas da área. Dados são para todo e qualquer profissional que quer evoluir na carreira. Este é um livro sobre como comunicar usando dados. É pura técnica e dicas para construção de apresentações e relatórios que gerem valor, sejam assertivos ou que comuniquem com o foco de influenciar comportamentos. Disponível em versão digital e impressa, mas é aconselhável a versão impressa e colorida, para que a visualização dos gráficos seja mais clara.