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5 dicas para montar uma startup de sucesso

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Reprodução/Rodnae Productions/Pexels
Reprodução/Rodnae Productions/Pexels

Conhecer seu próprio público, elaborar um bom plano de negócios e montar uma boa equipe estão entre as dicas que Hunter Ray Barker, cofundador da Bullfrog Digital Marketing Agency & SEO Company, deu na plataforma Quora para ajudar startups novatas.

O mais importante, segundo Barker, é que “ter tempo para fazer algumas pesquisas e planejamento antecipado pode fazer uma enorme diferença no sucesso do seu próximo grande empreendimento”. Dito isso, vamos às dicas.

Conheça seu público (quero dizer, realmente conheça seu público!)

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De acordo com Barker, antes mesmo de começar a pensar no produto ou serviço do negócio, é importante entender qual é o mercado-alvo da empresa. Algumas perguntas podem ajudar:

  • Quais são as necessidades desse mercado que seu produto ou serviço possa atender?
  • Quais são os pontos de dor deles?
  • O que os mantém acordados à noite?
  • Onde eles andam?

Ele cita como exemplo uma história do redator Gary Halbert, que uma vez perguntou a uma classe de jovens empreendedores esperançosos:

"Imagine que você está abrindo uma hamburgueria na praia e você poderia ter apenas uma coisa para ajudar o seu negócio a ter sucesso, o que seria?"

Os estudantes ofereceram respostas como carne de alta qualidade, boa localização e um delicioso molho secreto. Halbert disse que todos erraram. "Você precisa de... Uma multidão faminta!". Ou seja, você pode ter o maior produto ou serviço do mundo, mas se não houver demanda suficiente do público para consumi-los, será difícil manter o negócio.

Saia e faça uma pesquisa de cientista maluco ou tipo caçador

Essa é a boa pesquisa de mercado, observando e analisando seu setor, sua concorrência e seu mercado-alvo. Isso dará uma "melhor compreensão do cenário em que você está operando e o ajudará a tomar decisões mais informadas sobre seu novo negócio", diz Barker.

Mas ele reitera que é preciso deixar um pouco a internet e ir às ruas para entender a realidade. “Muitos negócios falidos são iniciados 'dentro de casa'. Ou seja, os fundadores não saem do escritório, não saem da bolha e não abrem os ouvidos para o mercado. Em vez disso, eles criam produtos e serviços que parecem ótimos para eles, gastam muito dinheiro na esperança de transformá-lo em um negócio, para perceber que ninguém o quer. Não há multidão faminta."

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Crie um plano de negócios sólido

Ainda que um plano de negócios bem pensado seja essencial para qualquer novo negócio, para startups é ainda mais fundamental na visão de Barker. "Como você vai realmente… fazer negócios? Este documento deve descrever suas metas de negócios, estratégias e como você planeja alcançá-las. Também deve incluir projeções financeiras e um plano de marketing. Ter um plano de negócios forte lhe dará um roteiro a seguir ao lançar e expandir seu novo negócio.”

Aumente o capital (ou não?)

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Quem é do ramo das startups sabe bem disso: atrair investimentos é iminente para alavancar o negócio. Existem várias maneiras para isso, como investidores-anjo, fundos de capital de risco e crowdfunding. Pesquise as opções e encontre o tom certo para o seu negócio receber mias aportes.

Barker, no entanto, ressalta que nem todas as startups precisam de financiamento — algumas trabalham duro para serem lucrativas desde o primeiro dia. Como dica para "vender" o negócio a interessados, ele sugere ferramentas como eBooks, conteúdo de vídeo e eventos virtuais.

Monte uma equipe melhor que você

Diz Barker: “Uma das coisas mais importantes para qualquer startup é construir uma equipe forte. Também acredito que os jogadores que você tem em sua equipe devem estar anos-luz à sua frente em seus respectivos departamentos. Isso significa reunir um grupo de pessoas com habilidades e experiência que compartilhem sua visão para o negócio. Ter uma grande equipe lhe dará uma chance melhor de sucesso à medida que você se lança no mercado e expande sua startup.”

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Fonte: Quora