5 dicas para montar uma startup de sucesso

5 dicas para montar uma startup de sucesso

Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 21 de Junho de 2022 às 21h00
Reprodução/Rodnae Productions/Pexels

Conhecer seu próprio público, elaborar um bom plano de negócios e montar uma boa equipe estão entre as dicas que Hunter Ray Barker, cofundador da Bullfrog Digital Marketing Agency & SEO Company, deu na plataforma Quora para ajudar startups novatas.

O mais importante, segundo Barker, é que “ter tempo para fazer algumas pesquisas e planejamento antecipado pode fazer uma enorme diferença no sucesso do seu próximo grande empreendimento”. Dito isso, vamos às dicas.

Conheça seu público (quero dizer, realmente conheça seu público!)

De acordo com Barker, antes mesmo de começar a pensar no produto ou serviço do negócio, é importante entender qual é o mercado-alvo da empresa. Algumas perguntas podem ajudar:

  • Quais são as necessidades desse mercado que seu produto ou serviço possa atender?
  • Quais são os pontos de dor deles?
  • O que os mantém acordados à noite?
  • Onde eles andam?

Ele cita como exemplo uma história do redator Gary Halbert, que uma vez perguntou a uma classe de jovens empreendedores esperançosos:

"Imagine que você está abrindo uma hamburgueria na praia e você poderia ter apenas uma coisa para ajudar o seu negócio a ter sucesso, o que seria?"

Os estudantes ofereceram respostas como carne de alta qualidade, boa localização e um delicioso molho secreto. Halbert disse que todos erraram. "Você precisa de... Uma multidão faminta!". Ou seja, você pode ter o maior produto ou serviço do mundo, mas se não houver demanda suficiente do público para consumi-los, será difícil manter o negócio.

Saia e faça uma pesquisa de cientista maluco ou tipo caçador

Essa é a boa pesquisa de mercado, observando e analisando seu setor, sua concorrência e seu mercado-alvo. Isso dará uma "melhor compreensão do cenário em que você está operando e o ajudará a tomar decisões mais informadas sobre seu novo negócio", diz Barker.

Mas ele reitera que é preciso deixar um pouco a internet e ir às ruas para entender a realidade. “Muitos negócios falidos são iniciados 'dentro de casa'. Ou seja, os fundadores não saem do escritório, não saem da bolha e não abrem os ouvidos para o mercado. Em vez disso, eles criam produtos e serviços que parecem ótimos para eles, gastam muito dinheiro na esperança de transformá-lo em um negócio, para perceber que ninguém o quer. Não há multidão faminta."

Montar uma boa equipe é uma dica para fazer a startup decolar (Imagem: Pexels/Alexander Suhorucov)

Crie um plano de negócios sólido

Ainda que um plano de negócios bem pensado seja essencial para qualquer novo negócio, para startups é ainda mais fundamental na visão de Barker. "Como você vai realmente… fazer negócios? Este documento deve descrever suas metas de negócios, estratégias e como você planeja alcançá-las. Também deve incluir projeções financeiras e um plano de marketing. Ter um plano de negócios forte lhe dará um roteiro a seguir ao lançar e expandir seu novo negócio.”

Aumente o capital (ou não?)

Quem é do ramo das startups sabe bem disso: atrair investimentos é iminente para alavancar o negócio. Existem várias maneiras para isso, como investidores-anjo, fundos de capital de risco e crowdfunding. Pesquise as opções e encontre o tom certo para o seu negócio receber mias aportes.

Barker, no entanto, ressalta que nem todas as startups precisam de financiamento — algumas trabalham duro para serem lucrativas desde o primeiro dia. Como dica para "vender" o negócio a interessados, ele sugere ferramentas como eBooks, conteúdo de vídeo e eventos virtuais.

Monte uma equipe melhor que você

Diz Barker: “Uma das coisas mais importantes para qualquer startup é construir uma equipe forte. Também acredito que os jogadores que você tem em sua equipe devem estar anos-luz à sua frente em seus respectivos departamentos. Isso significa reunir um grupo de pessoas com habilidades e experiência que compartilhem sua visão para o negócio. Ter uma grande equipe lhe dará uma chance melhor de sucesso à medida que você se lança no mercado e expande sua startup.”

Fonte: Quora

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