4 sinais de que a comunicação com o seu cliente está falha

Por Renato Ribeiro | 10 de Setembro de 2020 às 17h15
Unsplash / @mikepetrucci

O seu negócio pode comercializar produtos de qualidade, oferecer um ótimo atendimento, ter um ambiente agradável e promoções competitivas. Mas, se estas informações não chegarem ao público que você quer atingir, todo o seu esforço pode ser em vão.

Por isso, a qualidade do marketing e das ações de relacionamento deve ter atenção constante na gestão da empresa. As estratégias de divulgação variam conforme segmento, objetivos e perfil do público. Mas, os sinais para identificar falhas na comunicação com o seu público são semelhantes em qualquer área.

Confira quais são:

  1. Desconhecimento de produtos ou serviços: é mais comum do que se imagina, mas são frequentes os casos em que um cliente, habituado a contratar determinado serviço ou comprar produtos específicos da sua empresa, desconheça outras opções oferecidas. Essa falha na comunicação resulta na perda de oportunidades de negócios;
  2. Ações promocionais com baixa procura: se o seu negócio costuma oferecer descontos, promoções temáticas, pacotes, concursos culturais ou sorteios atrativos, mas a procura é baixa, é possível que não esteja havendo divulgação suficiente, ou que as estratégias não estejam corretas. Além de desperdiçar tempo e esforço com o planejamento dessas ações que tiverem divulgação falha, pouca procura gera frustração na equipe envolvida;
  3. Baixa fidelização: se você percebe que boa parte dos clientes que fizeram pelo menos uma compra na sua empresa não costuma retornar, é possível que eles não tenham ficado satisfeitos, mas também pode ser falta de estratégias de relacionamento para fidelização. De todo o modo, é importante avaliar as ações de comunicação, porque, mesmo nos casos em que há insatisfação com produtos, uma pesquisa de pós-venda ajuda muito a mapear os problemas;
  4. Dificuldade de identificar seu público: quando não se tem controle real sobre informações como idade, gênero e interesses do público, é impossível desenvolver ações personalizadas. Esse gap também tem a ver com comunicação, tanto por não criar formas de relacionamento que possibilitem extrair informações relevantes do público, quanto por perder oportunidades de se relacionar de maneira customizada, a partir desses dados.

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