Papel toalha pega fogo no micro-ondas? Saiba como usar com segurança
Por André Leonardo • Editado por Léo Müller |

O papel toalha é um grande aliado na cozinha para preservar vegetais, limpar plásticos, untar formas, entre outros usos. Com tanta versatilidade, fica a dúvida: ele pode pegar fogo se for usado no micro-ondas? Entenda a seguir.
- Pão, tomate e mais : 10 alimentos que perdem qualidade na geladeira
- Dá para fazer bolo na airfryer; saiba como em 4 passos
- Qual é o forno certo para assar bolo? 4 modelos que não vão te decepcionar
Sim, o papel toalha pode pegar fogo no micro-ondas. Contudo, leia nosso artigo antes de abolir o seu uso para entender as razões para evitar acidentes.
O papel, por si só, é um material inflamável. Quando exposto ao calor intenso do micro-ondas por tempo prolongado, o risco de combustão aumenta, ou seja, ele pode pegar fogo.
O papel toalha tem uma composição absorvente que reduz a chance de incêndio, mas o uso no micro-ondas deve ser cauteloso, como menciona o blog Bem Pensado, da Consul.
As próprias fabricantes de eletrodomésticos alertam para o uso consciente. A recomendação geral é utilizá-lo apenas para aquecimentos rápidos, de um a dois minutos.
1. Use o papel toalha mais básico
Prefira sempre as toalhas de papel brancas e sem qualquer tipo de impressão ou decoração. Papéis coloridos podem conter corantes e produtos químicos que, ao serem aquecidos, liberam substâncias tóxicas que podem contaminar a comida.
Se o papel tiver pequenos componentes metálicos, também pode aumentar o risco de incêndio.
2. Use por períodos curtos
Use o papel toalha apenas para aquecimentos curtos. Cobrir um prato para reaquecer uma refeição por um ou dois minutos costuma ser seguro. Evite usá-lo para cozinhar alimentos que exigem longos períodos no micro-ondas.
Caso o tempo de cozimento seja maior, opte por uma tampa própria para o aparelho.
3. Mantenha o papel longe das paredes internas
Ao colocar o alimento coberto com papel toalha no micro-ondas, certifique-se de que o papel não encoste nas paredes internas ou no teto do aparelho. O contato direto com as superfícies mais quentes do forno pode acelerar o processo de combustão.
4. Fique atento ao funcionamento
Parece óbvio, mas é a mais importante. Nunca ligue o micro-ondas com papel toalha dentro e saia de perto. Permaneça na cozinha e observe o aquecimento. Caso note fumaça ou cheiro de queimado, desligue o aparelho imediatamente.
5. Use a umidade a seu favor
Umedecer levemente o papel toalha antes de cobrir o alimento pode fazer a diferença. A água absorve parte da energia das micro-ondas, mantendo o papel mais frio e o alimento mais úmido, o que reduz o risco de secar e pegar fogo.
O papel toalha pode ser recurso muito útil na cozinha, mas seu uso no micro-ondas deve ser feito com atenção na temperatura e tempo utilizados.
Leia mais no Canaltech
- Lava e seca também passa a roupa? Veja 5 opções com essa função
- Como fazer a máquina de lavar durar muitos anos; 9 dicas para evitar defeitos
- O que aconteceu com o Galaxy Ring 2? Veja 6 explicações para o sumiço