Apagão desta madrugada (14) queimou sua TV ou algum eletro? Saiba o que fazer
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Milhares de brasileiros acordaram nesta terça-feira (14) relatando falta de energia em várias regiões do país. O apagão, que atingiu ao menos 10 estados e o Distrito Federal durante a madrugada, durou 1 hora e meia foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná e deixou parte das redes domésticas vulneráveis a oscilações de tensão.
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Se a sua TV, roteador ou outro eletrodoméstico queimou após o blecaute, é importante saber que existe a possibilidade de pedir ressarcimento à distribuidora de energia.
De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), “as concessionárias são responsáveis pelos danos causados em razão da má prestação do serviço”. Nesses casos de danos a equipamentos eletrônicos, é preciso realizar alguns passos:
- Comunicar a concessionária: encontre o número de atendimento da companhia elétrica e comunique o incidente, sempre anotando número de protocolo, data e horário de atendimento;
- Documente o dano: quando o aparelho queima, tire fotos e guarde as notas fiscais, se elas ainda estiverem disponíveis. Não esqueça de procurar por notas fiscais digitais, e orçamentos de conserto dos aparelhos também servem como prova do prejuízo;
- Solicite o ressarcimento: formalize a solicitação por meio de formulário disponibilizado pela concessionária, anexando os documentos que comprovem o dano e o valor do prejuízo.
As normativas da ANEEL mostram que o consumidor pode receber os valores referentes a danos em até cinco anos. Outras alternativas possíveis incluem a reparação do equipamento, ou até mesmo a compra de um modelo novo em alguns casos.
Possíveis ações preventivas
Em caso de queda de energia, é importante tirar os eletrodomésticos sensíveis da tomada ou desligar os disjuntores. Dedique atenção especial a itens com alta potência, como máquinas de lavar, aparelhos de televisão e micro-ondas, por exemplo.
Isso é necessário, pois, durante uma falta de energia, é provável que ocorram oscilações na rede elétrica. Elas podem ser causadas por raios durante tempestades, ou mesmo ações de correção feitas pelas empresas responsáveis.
Ao ficar sem energia, também é possível entrar em contato com as concessionárias para ter uma noção de quando a luz vai voltar. O canal de comunicação pode variar de acordo com cada empresa.
Outras formas de lidar com eletrodomésticos durante problemas na rede elétrica incluem:
- Utilizar protetores de surto: filtros de linha e estabilizadores são equipamentos úteis para proteger produtos de instabilidades na rede elétrica, especialmente para itens sensíveis como computadores;
- Não usar aparelhos elétricos durante instabilidades: picos de tensão podem causar danos graves à integridade física, com efeitos potencialmente fatais nos casos extremos;
- Fazer a proteção pela origem: se há a desconfiança de que uma instabilidade pode prejudicar os equipamentos de um ambiente como um todo, é viável desativar a luz por meio do quadro de distribuição;
- Cuidado com a água: verifique se não há água entrando pelas janelas durante uma tempestade, já que o funcionamento de eletrônicos enquanto estão molhados também pode causar danos irreversíveis.
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Fonte: Agência Brasil