SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que é ar-condicionado split?

Por| Editado por Léo Müller | 06 de Janeiro de 2024 às 14h00

Link copiado!

Rafael Damini/Canaltech
Rafael Damini/Canaltech

O split é um tipo de ar-condicionado que se diferencia bastante dos demais modelos por ser separado em dois aparelhos distintos, um instalado dentro e outro fora do ambiente. Com características únicas, os AC split são os mais indicados na maioria dos cenários, mas tem alguns pontos negativos. Nesse texto, esclarecemos o que é um ar-condicionado split e quais as vantagens em comprar um modelo dessa categoria. 

Como funciona um ar-condicionado split? 

Em tradução simples e direta, a palavra inglesa “split” significa “dividir”, e os ar-condicionados split tem esse nome justamente por sua construção dividida em duas partes. O condensador fica totalmente separado do evaporador. 

Continua após a publicidade

O condensador é uma “caixa” que deve ser posicionada do lado externo do ambiente e ligada ao evaporador, que fica dentro de casa, em um canto alto da parede. Essa conexão é feita por meio de tubos e cabos. 

A maior vantagem deles serem separados é que podem ser instalados a uma distância maior um do outro. Assim, a parte barulhenta do aparelho fica longe do usuário.

Além dos modelos “split”, há também ar-condicionados multi-split, que permitem usar mais de um evaporador em um único condensador. Assim, é possível colocar mais unidades em mais de um cômodo sem precisar de duas caixas externas. 

Continua após a publicidade

Outra vantagem é que, geralmente, esses modelos costumam ser mais econômicos do que os ar-condicionados de janela.

Pontos negativos do ar-condicionado split

Em contrapartida, os aparelhos de ar-condicionado split podem ser mais caros que os aparelhos de janela — o que faz com que a economia maior seja gerada a longo prazo. 

Outro ponto “negativo” na adoção de um ar-condicionado split é que sua instalação não é tão simples como a de um ar-condicionado portátil ou até mesmo um de janela. Assim, é preciso contratar um profissional para realizar esse processo caso você não tenha conhecimento aprofundado sobre isso. O que geralmente também não é algo barato.