Não coloque essas 7 coisas na air fryer para evitar incêndios e danos na cozinha
Por André Leonardo • Editado por Léo Müller |

A air fryer mudou a rotina na cozinha, mas alguns itens podem transformar a praticidade em acidentes ou transtornos. Erros comuns variam de sujeira difícil de limpar a riscos reais de incêndio e explosões. Saiba agora o que é deve evitar colocar na panela e garantir sua segurança.
- Qual é a diferença entre Air Fryer e Air Fryer Oven?
- Vai instalar uma airfryer? Veja os cuidados que você precisa ter
- 7 modelos de air fryer para comprar de olhos fechados em 2025
1. O perigo real do papel toalha
A anatomia da air fryer é simples: uma resistência incandescente e um ventilador potente. O erro mais perigoso é forrar o cesto com papel toalha para evitar sujeira.
O papel toalha é leve demais. O ciclone de ar suga o papel para cima, fazendo-o tocar na resistência. O fogo é instantâneo. Você não está limpando a gordura, está colocando combustível em uma fornalha.
2. Folhas de vegetais e o "efeito ciclone"
Fazer chips de couve ou espinafre parece saudável, mas exige cuidado. Assim como o papel, as folhas desidratam rapidamente e ficam leves demais para o ventilador potente do aparelho.
As folhas começam a voar descontroladamente dentro do cesto. Além de cozinharem de forma desigual, elas são sugadas para a resistência superior, onde queimam na hora e enchem a cozinha de fumaça.
Se insistir na receita, use uma grelha sobre as folhas ou prenda-as embaixo de alimentos mais pesados para evitar que decolem.
3. Papel alumínio estragando receitas
Papel alumínio ou manteiga não são proibidos, mas o uso incorreto estraga a comida. Se você cobrir todo o fundo do cesto, cria uma barreira que bloqueia a circulação de ar vinda de baixo.
O resultado é um alimento queimado em cima e cru embaixo. Se precisar usar, garanta que o papel seja perfurado ou menor que o cesto, permitindo que o ar circule pelas laterais.
4. Massas líquidas e a sujeira certa
Massas de tempura ou panqueca não funcionam na air fryer. Na fritura por imersão, o óleo quente sela a massa imediatamente. Já o ar quente não tem essa capacidade rápida de selagem.
A massa líquida escorre pelos furos do cesto antes de cozinhar. Além de deformar a comida, a massa pinga na base do aparelho e na resistência, causando fumaça e cheiro de queimado. Prefira empanados secos.
5. Pipoca: risco para o motor
Fazer pipoca na air fryer é um erro técnico. A maioria dos modelos domésticos não atinge a temperatura necessária para que os grãos estourem corretamente.
Muitos acabam não estourando e ficam girando no ciclone de ar. Como são duros e leves, podem ser arremessados contra a resistência ou sugados para dentro do motor, danificando o aparelho. É melhor optar por uma panela comum ou uma pipoqueira.
6. Ovos explosivos
Não coloque ovos crus com casca na air fryer. O ovo funciona como uma panela de pressão selada, sem válvula de escape. O calor transforma a umidade interna em vapor rapidamente.
A pressão aumenta até que a casca não suporte mais. O resultado é uma explosão que suja todo o interior da máquina e pode causar queimaduras se ocorrer ao abrir a gaveta.
7. Queijo ralado e a "Trend" do Carvão
O queijo ralado é leve e derrete rápido demais. O ventilador sopra o queijo antes de ele gratinar, espalhando gordura pela resistência. Coloque o queijo apenas nos minutos finais.
Por fim, ignore a tendência perigosa de colocar carvão para defumar. O carvão é combustível seco. Colocá-lo em uma câmara de ar quente pode gerar incêndios. Para temperos com sabor de defumação é melhor usar temperos como fumaça líquida.
Leia mais no Canaltech
- 7 dicas para economizar energia com o chuveiro elétrico
- Apple Pencil para iPhone? Veja o projeto que a Apple jogou no lixo
- Novo "celular triplo" da Samsung tem defesa contra dobras erradas; veja como