Publicidade

Como é feita uma geladeira? Veja a maior fábrica do Brasil por dentro

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Wendel Martins/Canaltech
Wendel Martins/Canaltech

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais essenciais em qualquer casa brasileira. Mas você já parou para pensar como esse aparelho é fabricado? Visitamos a fábrica da Consul em Joinville–SC para descobrir os segredos por trás da produção.

Segundo a empresa, a unidade é a maior fábrica de refrigeração do Brasil. Lá, são produzidos todos os tipos de refrigeradores, desde modelos compactos até geladeiras side by side com quatro portas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma operação gigantesca

A fábrica da Consul emprega entre 6.400 e 6.500 colaboradores em 3 turnos diferentes. A operação funciona praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

O complexo ocupa mais de 135 mil metros quadrados, divididos entre a fábrica 2, com mais de 100 mil metros quadrados, e a fábrica 3, com cerca de 35 mil metros quadrados. 

O encontro entre plástico e metal

A fabricação de uma geladeira pode ser resumida como um encontro entre plástico e metal. O processo começa com a chegada de resina plástica, que é transformada em chapas através da termoformagem.

Essas chapas dão origem aos componentes internos como gavetas, prateleiras e compartimentos. Paralelamente, chapas metálicas passam por processos de dobra e corte para formar portas e gabinetes.

Geladeiras são feitas de duas a quatro horas

Continua após a publicidade

O tempo de fabricação varia conforme a complexidade do modelo. Refrigeradores mais simples ficam prontos em cerca de duas horas. Já os modelos com quatro portas podem levar até quatro horas, segundo Alexandra Oliveira, Diretora de operações da Whirpool, marca dona da Consul.

Ao todo, o processo inclui fabricação metálica, pintura, termoformagem e injeção plástica. Depois vem a montagem das portas e, por fim, a linha de montagem principal.

Todos os refrigeradores são testados

Cada geladeira passa por testes rigorosos antes de ser aprovada. O processo acontece em uma área chamada carrossel, onde os produtos circulam enquanto são testados.

Continua após a publicidade
"100% dos nossos produtos são testados. Os aparelhos passam por verificação de temperatura, vedação, sistema elétrico e funcionamento geral", complementa Alexandra.

Após os testes na linha de produção, amostras também vão para laboratórios. Lá, os refrigeradores são submetidos a condições extremas de temperatura para garantir durabilidade.

Inovações pensadas para o brasileiro

Continua após a publicidade

Antes de fabricar as geladeiras, a Consul realiza pesquisas com mais de 3 mil consumidores brasileiros para entender os hábitos e planejar inovações nos refrigeradores com base na resposta do público. Um exemplo é a cervejeira, que surgiu da observação do hábito de consumir cerveja gelada.

"Quando a gente começou a entender o consumidor, a cerveja no Brasil é um espectro de entendimento muito particular", conta Mayra Laska, Senior Design Manager da Whirpool.

O refrigerador com espaço flex permite guardar até uma panela de feijão. A solução veio da observação de que brasileiros precisam de organização flexível.

Continua após a publicidade

Sustentabilidade na produção

A fábrica que o Canaltech visitou adota práticas sustentáveis em todas as etapas. De acordo com a empresa, nenhum resíduo vai para aterros sanitários, pois todo material tem destinação específica para reciclagem ou reaproveitamento.

Além disso, uma usina solar de 11.123 painéis fornece 35% da energia consumida. Os outros 65% vêm de fontes eólicas contratadas.

Por fim, praticamente 100% dos refrigeradores utilizam o R600, um gás natural de baixo impacto ambiental. Enquanto as bandejas de evaporação contêm 60% de plástico reciclado

Continua após a publicidade

Leia mais

VÍDEO: Consul Refrigerador FF CRM39: Prós, Contras e Vale a Pena Comprar?