Publicidade

Como é feita a segurança da Samsung em eletrodomésticos conectados?

Por  | 

Compartilhe:
Bruno Bertonzin/Canaltech
Bruno Bertonzin/Canaltech

A Samsung realizou seu Tech Seminar de eletrodomésticos na Cidade do México para apresentar algumas tecnologias embarcadas em seu portfólio e, entre outras novidades, explicou como funciona a proteção de rede para seus produtos conectados — como geladeiras, lava-louças, máquinas de lavar, entre outros. 

Atualmente, todos os produtos de linha branca da sul-coreana lançados desde o ano passado são conectados, ou seja, são eletrodomésticos inteligentes. Com funções que permitem tanto o controle a distância pelo smartphone quanto ter dicas úteis do funcionamento, os aparelhos são bem práticos e facilitam o dia-a-dia do usuário. Mas também levanta uma preocupação quanto à segurança da rede e acesso a dados pessoais. 

Diego Buteler, diretor de produtos da divisão de Digital Appliances da Samsung na América Latina comenta sobre essa preocupação dos usuários e ressalta a importância do Knox Matrix para a proteção dos dados e segurança virtual dos consumidores:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
“Em alguns casos, você está compartilhando dados da sua casa, então imagine que você tem um sistema SmartThings e que você tem uma câmera no quarto do seu filho, por exemplo. Então, a última coisa que você vai querer é que essa imagem do vídeo do seu filho caia em lugares errados. Então, essa questão é muito importante.”

E é justamente nisso que entra o sistema do Knox Matrix. De acordo da Samsung, ele realiza verificações cruzadas entre dispositivos em busca de violações — um eletrodoméstico monitora o outro em busca de possíveis vulnerabilidades. Assim, quando alguma ameaça é detectada, o usuário já é notificado por notificações no celular ou na própria tela do eletrodoméstico — para modelos da linha Bespoke, que possuem um painel interativo. 

“O Nox Matrix utiliza o sistema de blockchain privado, o Trust Chain, para garantir a segurança e a integridade das comunicações entre os dispositivos. Então, o Nox Matrix cria uma rede onde os dispositivos Samsung se comunicam e se monitoram. Os dispositivos verificam uns aos outros em busca de possíveis ameaças de segurança, alertando-os de possíveis vulnerabilidades e bloqueando possíveis ataques”, explica Diego. 

Assim, quanto mais aparelhos conectados o usuário tiver em casa — seja eletrodomésticos ou até smartphones e tablets —, maior é a proteção oferecida pelo ecossistema da Samsung — na contramão da crença popular de que quanto mais aparelhos conectados à rede, maior o risco de invasão ou ataques cibernéticos. 

* O jornalista viajou ao México a convite da Samsung para cobertura do Tech Seminar

Leia mais no Canaltech: