Brasil ganha nova marca de ar-condicionado que promete economia de energia
Por João Melo |

Os consumidores brasileiros têm agora uma nova marca de ar-condicionado como alternativa: a Aiwa. A entrada da empresa no segmento aposta em economia de energia, conectividade e diferentes funções.
- 5 aparelhos de ar-condicionado potentes e econômicos para sua casa
- Qual é o ar-condicionado de 12.000 BTU mais econômico do Brasil em 2026?
Os modelos são produzidos na fábrica da companhia em Manaus (AM) e têm como um dos destaques a tecnologia Inverter. Esse recurso ajusta a velocidade do compressor em tempo real, evitando picos de consumo de energia e garantindo maior eficiência energética.
O sistema dos aparelhos também oferece um Modo Eco, que ajusta sua operação para gastar o mínimo de energia por até oito horas. Além disso, os aparelhos utilizam gás refrigerante R-32, considerado energeticamente mais eficiente e com menor impacto ambiental.
Os dispositivos foram projetados para oferecer conforto diário com diferentes funções, como Soft e Turbo, além do modo Sleep, que ajusta automaticamente o funcionamento do equipamento para reduzir o ruído durante a noite.
Resfriamento rápido e até 30 mil BTUs
A fabricante também afirma que seus novos aparelhos entregam ar frio ao ambiente em até 30 segundos. Esse resfriamento acelerado é possível graças à alta frequência de partida do compressor, que passa de 50 Hz para 120 Hz.
Os modelos da Aiwa contam ainda com Wi-Fi integrado e suporte para comandos de voz. Esses recursos permitem o gerenciamento da temperatura, dos modos de operação e do consumo por meio do aplicativo da marca ou de assistentes como Alexa e Google Assistente.
A linha de ar-condicionado conta com versões de 9 mil a 30 mil BTUs, disponíveis nos ciclos frio e quente/frio. Os aparelhos podem ser adquiridos no site da Aiwa por valores a partir de R$ 2.499,90.
Em dúvida sobre qual ar-condicionado comprar? Saiba como escolher o modelo ideal para sua casa ou escritório.