Publicidade

Ar-condicionado não gela? Saiba como resolver

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Danilo Berti/Canaltech
Danilo Berti/Canaltech

Se o seu ar-condicionado funciona, mas não gela, é sinal de que algo está errado. Esse problema pode tornar o aparelho praticamente inutilizável, especialmente nos dias mais quentes. Para evitar transtornos e gastos desnecessários, veja algumas possíveis causas e como resolvê-las:

Troque o modo do ar-condicionado

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de parecer uma dica óbvia, é sempre válido verificar o modo que o ar-condicionado está operando antes de deduzir qualquer tipo de problema técnico. Para que ele gele o ambiente, é necessário que esteja configurado no modo ‘Cool’ – caso contrário, basta alterar a função pelo controle remoto.

Se mesmo assim o aparelho permanecer sem conseguir resfriar o ambiente, avance para as próximas alternativas.

Sujeira nos filtros

Todo ar-condicionado precisa ser limpo periodicamente, pois o acúmulo de sujeira nos filtros pode impactar no seu funcionamento.

Conforme o tempo passa, é inevitável que as grades fiquem repletas de partículas que, aos poucos, vão obstruindo a passagem do ar.

Além de prejudicar sua capacidade de refrigerar o ambiente, o ar-condicionado também passa a gastar mais energia, gerando prejuízos para a conta de luz. O recomendado é que ele seja aberto para higienização ao menos uma vez por mês.

Vazamento de gás

Continua após a publicidade

Para realizar suas funções, o ar-condicionado altera a temperatura de um gás armazenado na sua parte interna. O tanque onde se encontra esse gás está ligado a diversos canos que precisam lidar com grandes variações de temperatura – muitas delas extremas, com variações súbitas do frio para o calor.

Após um tempo considerável de uso, é possível que as porcas desses canos sofram dilatações decorrentes das variações de temperatura. Dessa forma, parte do ar começa a escapar pelas suas frestas, fazendo com que a porção que chega ao ambiente seja insuficiente. Nesse caso, seria necessária a contratação de um profissional para avaliar o caso.

Defeito no compressor

O compressor seria o núcleo central do ar-condicionado, então uma vez que ele apresentar algum defeito, nada mais funcionará adequadamente. Quando isso acontece, é comum que o aparelho comece a liberar ar quente ao invés de frio, então a única alternativa seria contratar um profissional para fazer o reparo.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que isso também afeta o consumo de energia do aparelho, então o problema precisa ser resolvido logo para evitar prejuízos.

Defeito no sensor

Todo ar-condicionado possui um sensor de temperatura capaz de regular o ar de acordo com o que foi configurado pelo usuário. Os modelos com tecnologia smart utilizam o mesmo recurso de uma forma mais avançada, dando autonomia para o aparelho alterar a temperatura se baseando no que for captado no próprio ambiente.

Continua após a publicidade

Quando há algum defeito nesse componente, o aparelho costuma desligar sozinho antes de atingir a temperatura desejada, ou desligar e ligar em rápida sucessão. Esse é um sinal claro de que há algo de errado com o dispositivo, sendo mais recomendado contratar ajuda profissional para investigar o caso.

Leia mais sobre ar-condicionados:

VÍDEO: Ar-condicionado gasta muita energia?

Continua após a publicidade