Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas revelam as formas mais eficientes de estudar para uma prova

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Janeiro de 2023 às 15h15

Link copiado!

Lana_M/Envato
Lana_M/Envato

Quais as formas mais eficientes de estudar para uma prova? Segundo um artigo promovido pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA), a simples leitura e releitura de textos ou anotações não gera um envolvimento ativo com o material, então é preciso estar atento a outros métodos, se você quiser um bom resultado.

Segundo esse relatório, a releitura leva ao esquecimento rápido, e para aprender informações, é necessário o envolvimento ativo no material, ou seja, conectar-se com palestras, formar exemplos e regular o próprio aprendizado. Com isso, as ideias para o estudo ativo incluem a criação de um guia de estudo por tópico, por exemplo, além de formular perguntas e problemas e escrever respostas completas.

Criar seu próprio questionário também pode ajudar. Outra dica é dizer as informações em voz alta com suas próprias palavras, como se você fosse o professor. Os especialistas também recomendam a criação de mapas conceituais ou diagramas que expliquem o material.

Continua após a publicidade

Estudos curtos

Uma das estratégias de aprendizado é espaçar o estudo em vários períodos curtos de tempo, o que ajuda a armazenar as informações mais profundamente e reter muito mais a longo prazo. Para isso, é necessário controlar sua programação e manter uma lista de tarefas.

A ideia, então, é que, em vez de se preparar apenas para uma aula, a pessoa se prepare para todas as aulas em curtos períodos, tornando mais fácil se concentrar e se manter atualizada sobre o conteúdo. Espaçar os estudos também ajuda a evitar a procrastinação.

Continua após a publicidade

Sem distrações

Estudos apontam que ser multitarefa não melhora a eficiência e, na verdade, afeta negativamente os resultados. Assim, para que os estudos sejam eficientes, é necessário eliminar as distrações como mídias sociais, navegação na web, jogos, etc. Os cientistas ressaltam que fazer várias tarefas simultaneamente aumenta a quantidade de tempo necessária para estudar para uma prova.

Fonte: University of North Carolina at Chapel Hill