E3 2018 | Microsoft adquire cinco estúdios com foco em exclusivos

Por Wagner Wakka | 10 de Junho de 2018 às 20h04

Uma das grandes críticas ao Xbox One é a falta de jogos exclusivos do console. A resposta da Microsoft para isso, então, foi a aquisição de quatro estúdios como parceiros oficiais da empresa, além da criação de uma nova desenvolvedora de jogos para a marca verde.

Durante a apresentação neste domingo (10) na E3 2018, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, anunciou todas as parcerias.

O primeiro é o estúdio totalmente novo chamado The Initiative. Ele é formado por um grupo de Santa Monica (Califórnia) com integrantes como Darrell Gallagher, ex-chefe da Crystal Dynamics (detentora da franquia Tomb Raider). Segundo Spencer, a proposta é que o grupo crie novas experiências, juntando vários talentos da indústria.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em seguida, ele anunciou que a Undead Labs passa a ser uma first party da empresa. O estúdio de Seattle é responsável pela série State of Decay. Como ambos os jogos da franquia são exclusivos da Microsoft, não é de se espantar com a aquisição do time. O estúdio tem como chefe Jeff Strain, ex-Blizzard, e deve focar em mais jogos voltados ao universo dos zumbis.

Outra desenvolvedora que se torna interna é a Playground Games, parceira da Microsoft na série Forza Horizon. Além de anunciar o quarto título da franquia na conferência, Spencer também informou que a Playground Games deve “usar seu conhecimento em mundo aberto em um projeto totalmente novo”.

Uma grande surpresa, contudo, foi a aquisição da Ninja Theory. O estúdio já era conhecido com DmC: Devil May Cry, Enslaved: Odyssey to the West e Heavenly Sword (este último exclusivo para o PS3). O próprio lançamento de Hellblade: Senua’s Sacrifice teve uma força maior na concorrência. Contudo, Spencer disse acreditar no potencial da empresa em criar grandes e profundas narrativas igual a de Senua.

Por fim, o último anúncio foi da aquisição da Compulsion Games, estúdio responsável por We Happy Few, que chega em 10 de agosto deste ano. Apesar da aquisição, a publicadora Gearbox já confirmou que este título também será lançado para PlayStation 4.

Dessa forma, a Microsoft mostra que está, ao menos, tentando ouvir os clamores do público. “Estamos comprometidos em construir um grupo de first-parties no setor. E como você viu anteriormente, estamos fazendo um dos nossos maiores investimentos em equipes adicionando cinco novos estúdios de criação. Comprometemos nossa equipe, nossa empresa, nossos recursos técnicos para que possamos declarar a você hoje e no próximo ano, e todos os anos depois disso, você sempre experimentará o melhor dos jogos no Xbox", disse na apresentação.

Apesar dos anúncios, a empresa não revelou quanto dinheiro foi investido nas aquisições.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.