O que é o PayPal? Saiba tudo sobre a plataforma de pagamentos

Por Ariane Velasco | 23 de Novembro de 2019 às 22h00
Tudo sobre

PayPal

Saiba tudo sobre PayPal

Ver mais

Embora as compras pela Internet já sejam extremamente populares, muitas pessoas ainda ficam inseguras na hora de realizar transações financeiras na web. Pensando nisso, o PayPal surgiu como uma maneira de facilitar tanto a compra quanto a venda em sites, uma vez que funciona como uma espécie de carteira digital (que já é utilizada em mais de 190 países).

O que é o PayPal?

PayPal é uma empresa estadunidense especializada em pagamentos online. Com sede em San Jose, na Califórnia, ela foi fundada em 1998 por Peter Thiel, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howery. No início, a empresa tinha o nome de Confinity e era dedicada a softwares para dispositivos móveis. Foi dentro do site da Confinity que o PayPal (então um serviço de pagamentos exclusivo do site) foi fundado, em 1999.

O sucesso da plataforma só aumentou e, após ser adquirida pelo eBay em 2002, se espalhou ao redor do mundo. O PayPal se tornou referência quando o assunto é fazer pagamentos pela internet e, em 2015, voltou a ser uma empresa própria ao deixar de ser uma subsidiária do eBay.

PayPal: um novo jeito de realizar transações online (Imagem: Reprodução)

A adesão de um público cada vez maior ao PayPal se deu principalmente por conta da possibilidade de utilizá-lo em computadores, smartphones e tablets. Além disso, para clientes que costumam pagar via débito direto da conta bancária, não é necessário usar cartões, códigos de token ou digitar qualquer senha além da que foi cadastrada no sistema do PayPal. Em poucos cliques, é possível pagar ou receber dinheiro com segurança.

Segurança no PayPal

O PayPal não permite que os dados bancários de seus usuários sejam compartilhados com ninguém dentro da plataforma, nem mesmo com o vendedor. O número de seu cartão de crédito também permanece sob sigilo.

Outra garantia do PayPal consiste na devolução do dinheiro em caso de não recebimento do produto ou pagamento indevido. Para compras em sites brasileiros, o serviço da plataforma é gratuito. Já, para sites no exterior, podem ser cobradas algumas taxas.

O PayPal garante a segurança dos dados de seus usuários (Imagem: Reprodução)

Como usar o PayPal

Para utilizar os serviços do PayPal, basta criar uma conta gratuita no sistema, informando dados como endereço de e-mail, senha, país de origem, nome, sobrenome, endereço e número de celular. Também é possível cadastrar seu cartão de débito ou de crédito, desde que este possua as bandeiras MasterCard e Visa, tanto nacional quanto internacional. Também é possível utilizar sua conta bancária em bancos selecionados para realizar compras em sites brasileiros.

O PayPal possui diversas funções em sua plataforma. São elas:

  • Comprar usando o cartão de crédito;
  • Efetuar pagamentos e transferências diretamente de sua conta bancária (somente para conta corrente do Santander);
  • Efetuar pagamentos em lojas físicas através do aplicativo PayPal Mobile;
  • Fazer cobranças para receber dinheiro;
  • Obter descontos em lojas parceiras.
É possível realizar transações no PayPal também com cartão de crédito (Foto: Reprodução)

Lojas parceiras do PayPal

Existem cerca de 55 mil lojas que trabalham com o PayPal e se dividem entre categorias como artigos esportivos, beleza, saúde, casa e decoração, tecnologia, educação, moda, turismo, entre tantas outras. Acessando este link é possível saber quais são elas.

Reembolso em caso de imprevistos

O PayPal garante a devolução do dinheiro em caso de compras não autorizadas ou produtos que não chegaram ao endereço do cliente. O Programa de Proteção ao Comprador promete essa e outras soluções para problemas a todo cliente que acessá-lo no prazo de 180 dias após a transação.

É possível receber seu dinheiro de volta no PayPal caso ocorra algum engano (Imagem: Reprodução)

Aplicativos do PayPal

É possível acessar todos os serviços da plataforma através do PayPal Mobile, que permite ao usuário fazer e receber pagamentos usando smartphones e tablets. Uma boa quantidade de restaurantes e outros estabelecimentos no Brasil já aceitam esta opção de pagamento, por sinal.

O aplicativo do PayPal pode ser usado tanto em smartphones Android quanto iOS. Além disso, os clientes podem receber cupons de desconto e promoções sempre que forem disponibilizadas no app, uma vez que aparecem diretamente na conta do usuário e podem render ótimas economias.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.