Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é PayPal?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Dezembro de 2022 às 12h25

Link copiado!

Divulgação/PayPal
Divulgação/PayPal
Tudo sobre PayPal

Existem algumas dúvidas comuns sobre o que é PayPal. A empresa é frequentemente confundida com um banco, mas opera como uma plataforma de pagamentos voltada para compras pela internet e uma alternativa muito comum para transações internacionais.

O que é PayPal?

O PayPal é uma plataforma digital de pagamentos, utilizada em compras por e-commerces, que cria uma carteira digital para o usuário. Dessa forma, é possível escolher a sua conta do serviço como método para pagar e usar cartões de crédito de forma rápida e segura, sem a necessidade de inserir os seus dados a cada compra.

Continua após a publicidade

O serviço também oferece recursos importantes para quem possui um negócio e precisa trabalhar com vendas. Além da opção para aceitar cartões de crédito em um site, a plataforma ainda oferece opções de segurança que garantem a conclusão da venda.

Quem criou o PayPal?

O PayPal foi criado em 1998 por Peter Thiel, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howery em San Jose, Califórnia, nos Estados Unidos. O serviço fazia parte de uma empresa chamada Confinity. Em 2000, a Confinity concluiu uma fusão com a X.com, plataforma de pagamentos de Elon Musk, que tornou-se CEO.

Posteriormente, Musk foi afastado do cargo e o PayPal foi vendido ao eBay em 2002, mas retomou a autonomia em 2015. No Brasil, a companhia opera oficialmente desde 2010.

Continua após a publicidade

Como funciona o PayPal

A criação de conta no PayPal é gratuita e a ferramenta está disponível no navegador ou em aplicativos para Android e iOS. Após o cadastro, já é possível inserir suas informações de pagamento: para verificar a conta e aumentar o limite de envios, é recomendável inserir um cartão de crédito e uma conta bancária.

Nas compras online, o serviço oferece recursos de segurança que podem garantir a conclusão da compra. Alguns mecanismos incluem o reembolso total caso ocorra algum problema no recebimento do produto.

Continua após a publicidade

O PayPal armazena todos os dados do seu cartão e funciona como uma carteira. Ao abrir um site compatível, procure pela opção de pagamento pela empresa. Em seguida, você só precisa fazer o login na plataforma e escolher o cartão para a compra, sem a necessidade de inserir os dados em cada site. Além de agilizar, a plataforma torna esse processo mais seguro.

Mesmo com uma conta pessoal, ainda é possível enviar ou solicitar dinheiro pelo aplicativo. Nesse caso, basta escolher um nome da sua lista de contatos e enviar uma cobrança. Assim que o pagamento é realizado, o saldo é transferido automaticamente para a sua conta bancária vinculada, em um processo que pode levar três dias úteis.

Entretanto, não é possível armazenar saldo na conta do PayPal no Brasil, ao contrário de outras plataformas de pagamento como PicPay e Mercado Pago. Só é possível receber uma transferência com uma conta bancária cadastrada no perfil.

Onde o PayPal é aceito? | Lojas parceiras

Continua após a publicidade

O PayPal é uma forma de pagamento comum em diversas lojas nacionais e internacionais. O serviço, inclusive, é muito utilizado para compras em lojas do exterior. Na tela de pagamento, verifique se há um botão do PayPal. Em seguida, basta fazer o login e concluir a transação.

Alguns aplicativos e lojas famosas aceitam o PayPal no Brasil. Entre elas, estão 99, Airbnb, Epic Games Store, Rappi, Shein, Steam, Twitch e Uber.