Publicidade

Mercado Livre muda critérios para reputação de vendedores

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Envato/ijeab
Envato/ijeab

O Mercado Livre anunciou uma série de mudanças nas métricas utilizadas para definir a reputação de seus vendedores parceiros. Os comerciantes terão até o dia 21 de março para se adequar às novas exigências e garantir suas medalhas e posição no termômetro de qualidade da plataforma.

As mudanças, que vão atingir toda a América Latina, vão alterar duas métricas principais: o termômetro e o MercadoLíder. Segundo a empresa, o objetivo dos ajustes é fazer com que os vendedores ofereçam um atendimento de qualidade, já que isso melhora a experiência dos compradores e, simultaneamente, contribui para o crescimento dos negócios.

Quais são as alterações no sistema de reputação?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Atualmente, o Mercado Livre conta com seis níveis de reputação: vermelho, laranja, amarelo, verde-claro e verde-escuro. A partir de 21 de março, as exigências para cada cor e nível terão alterações. Além de tornar os requisitos mais exigentes, a cor verde-escura passa a ser uma exclusividade do comerciante com medalha de MercadoLíder.

Confira os novos índices que serão utilizados para o termômetro, a seguir:

VariáveisMercadoLíderesVerdeAmareloLaranjaVermelho
Reclamações1%2%4,5%8%Mais de 8%
Mediações0.5%----
Canceladas pelo vendedor0,5%1,5%3,5%4%Mais de 4%
Enviadas com atraso6%10%18%22%Mais de 22%

MercadoLíder

Segundo a plataforma de e-commerce, ser MercadoLíder significa que o comerciante oferece uma excelente experiência aos seus compradores e realiza uma quantidade significativa de vendas e valor faturado. Os vendedores que se encaixam na categoria possuem benefícios, como:

  • Atendimento personalizado do Mercado Livre;
  • Maior prioridade e exposição nos resultados de busca os seus anúncios;
  • Custo mensal de manutenção gratuito para eShop;
  • Frete grátis pelo Mercado Envios, com descontos nos seus custos de envio.

A plataforma categoriza os MercadoLíderes em três níveis: MercadoLíder, Gold e Platinum. Dentre os requisitos para um comerciante se encaixar em uma das categorias líder, dois sofreram alterações: o número de vendas concretizadas e o valor faturado com essas vendas. Confira como era e as novas métricas que serão consideradas, a seguir.

Continua após a publicidade
NívelComo eraNovas métricas
Vendas concretizadasFaturado em vendas concretizadasVendas concretizadasFaturado em vendas concretizadas
MercadoLíder60 ou maisR$ 25 mil ou mais230 ou maisR$ 37 mil ou mais
MercadoLíder Gold150 ou maisR$ 80 mil ou mais575 ou maisR$ 118.400 ou mais
MercadoLíder Platinum450 ou maisR$ 200 mil ou mais1.725 ou maisR$ 296 mil ou mais
*Vendas concretizadas: são as que já foram recebidas pelo comprador. Em um carrinho, cada produto diferente conta como uma venda.
** Os valores são referentes ao período acumulado de 60 dias.

As mudanças assustaram parte dos comerciantes, em especial os micro e pequenos empreendedores que utilizam a plataforma. Dentre os comentários encontrados na internet, alguns revelam preocupação em manter o título de MercadoLíder, devido ao aumento no valor do faturamento e no número de vendas.

Considerando o cenário macroeconômico com a alta da inflação, o cenário se torna ainda mais desafiador. Neste caso, será necessário que os comerciantes equilibrem o tíquete médio para alcançar os requisitos de valor ou de número de vendas.

O que diz o Mercado Livre?

Continua após a publicidade

Sobre as mudanças, confira a nota do Mercado Livre na íntegra:

Com o objetivo de seguir aprimorando a experiência de consumo em sua plataforma, o Mercado Livre implementará, a partir de março, algumas atualizações nos critérios utilizados para avaliação da reputação dos vendedores. As alterações nos permitirão dar mais visibilidade aos vendedores com melhores práticas, elevando assim a qualidade da nossa oferta e garantindo uma experiência cada vez mais satisfatória aos consumidores no Brasil.

Reafirmamos o nosso compromisso de oferecer à comunidade de vendedores o melhor e mais completo ecossistema de negócios, para que possam seguir ampliando seu potencial de vendas e para que, juntos, possamos seguir impactando a vida de milhões de pessoas em todo o país.

Fonte: Mercado Livre