Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado Livre e marcas parceiras combatem falsificação na América Latina

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Novembro de 2021 às 21h40

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Mercado Livre

Para proteger direitos de propriedade intelectual, o Mercado Livre acaba de lançar a Anti-Counterfeiting Alliance ou Aliança Antifalsificação. Em parceria com marcas como Levi Strauss & Co., Pink, Tommy Hilfiger, Under Armour e Victoria’s Secret, a plataforma quer intensificar o combate a infrações e ampliar a conscientização.

A Aliança Antifalsificação é uma iniciativa 100% colaborativa que pretende:

  • monitorar anúncios com base em algoritmos semânticos e detecção de produtos;
  • fortalecer a colaboração com autoridades e agências reguladoras;
  • agir contra infratores que usam o ecossistema para vender produtos falsificados ou pirateados;
  • orientar vendedores sobre boas práticas e técnicas de publicação, de modo a reduzir a infração a direitos de terceiros;
  • orientar os compradores para identificar e denunciar produtos falsificados ou piratas.
Continua após a publicidade

Jacobo Cohen Imach, vice-presidente sênior jurídico e de relações governamentais do Mercado Livre para a América Latina, diz que a Aliança Antifalsificação é um esforço coletivo com maior poder de mobilização. “Temos padrões rígidos para oferecer a melhor experiência para compradores e vendedores. Por isso, acreditamos firmemente que trabalhando em conjunto com as marcas, trocando informações e apoiando uns aos outros, podemos reduzir a atuação de vendedores mal-intencionados", aponta.

A iniciativa é pioneira na região. “No Mercado Livre, acreditamos que sempre existe oportunidade de melhorar e inovar em tudo o que fazemos”, destaca Imach. “Embora já tenhamos várias ferramentas e processos que nos ajudam a detectar anúncios que não cumprem os Termos de Condições e Uso, essa aliança nos permitirá trabalhar de forma integrada e estratégica com as marcas para um ambiente ainda mais seguro e protegido.”

Entre as medidas fundamentais que a plataforma adota para ter um ambiente livre de falsificações e pirataria estão: melhorias contínuas nas ferramentas, com base no relato dos proprietários de marcas, uso de machine learning para notificação e eliminação de vendedores e de anúncios que possam infringir direitos de propriedade intelectual, e a implementação de meios para que as marcas reportem ocorrências regionalmente.

Continua após a publicidade

Nesta fase inicial, o Mercado Livre está convidando marcas que já participam do programa de proteção de marca e cujas denúncias envolvem, principalmente, anúncios de produtos falsificados ou pirateados. Conforme o projeto avançar, a oportunidade de fazer parte dele será aberta a outros interessados. Marcas que desejarem aderir à iniciativa podem visitar o site oficial.