Google cria parceria para gerar até 100 mil lojas virtuais gratuitas para PMEs

Por Rui Maciel | 03 de Agosto de 2020 às 21h15
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Para apoiar pequenas e médias empresas que ainda não tem um e-commerce entre seus canais de venda, o Google anunciou uma parceria com a Loja Integrada - plataforma de e-commerce gratuita com mais de 1,4 milhão de lojas criadas - para a criação de até 100 mil novos estabelecimentos virtuais até o final de 2020.

O programa leva o nome de “Cresça suas vendas com o Google” e vai oferecer um pacote gratuito de serviços para que empreendedores criem, divulguem e gerenciem seus próprios e-commerces na rede e possam impulsionar as suas vendas nessa época de pandemia. A parceria disponibiliza a criação de uma loja virtual e o cadastro gratuito para até 75 produtos ativos e 5 mil acessos mensais, oferecidos pela Loja Integrada.

A Loja Integrada também oferecerá treinamentos exclusivos para lojistas que querem aprender sobre criação e gestão da ferramenta. Já o Google, por meio de seu time de especialistas em marketing digital, oferecerá aos participantes treinamentos e sessões de mentoria coletiva em temas como marketing digital e loja de aplicativos. Eles também terão à disposição um canal exclusivo de atendimento da gigante de buscas, para que os lojistas possam receber suporte para aumentar sua visibilidade e suas vendas online.

Mentorias

A parceria entre as duas empresas também possibilitará a realização de mentorias coletivas. Nelas, os participantes poderão participar de quatro sessões com duração de uma hora, conduzidas, por exemplo, por especialistas em vendas e e-commerce. Eles poderão aprender com as dúvidas de outros empreendedores, ter suas principais perguntas respondidas, compartilhar experiências em grupo e ganhar dicas para uma melhor exposição digital. Já os treinamentos, que também estarão divididos em quatro sessões, abordarão tópicos sobre como criar uma estratégia de marketing digital para melhorar a visibilidade da sua loja virtual, alcançar novos clientes e aumentar suas vendas.

"Neste momento, muitas empresas estão buscando soluções viáveis que não demandem grandes investimentos", afirmou Valdir Leme, head de marketing do Google Brasil. "Por isso, oferecer canais de orientação e treinamentos é essencial para que qualquer profissional à frente de uma PME, com ou sem experiência online, consiga implementar uma estratégia digital". Ainda segundo o executivo, o objetivo da parceria é fomentar o mercado de e-commerces, sendo que os treinamentos são parte fundamental no processo de digitalização dos negócios, desde a criação e gestão da loja virtuais, até ações de marketing e vendas.

Por sua vez, a Loja Integrada já vem oferecendo soluções gratuitas para empreendedores por meio do seu pacote básico. Agora, a partir da parceria com o Google, ela amplia as vantagens até o fim de 2020, garantindo a possibilidade de incluir até 75 produtos no catálogo da loja. “Sempre oferecemos cinquenta produtos ativos e agora estamos ampliando esse número, de forma inédita, com período limitado, pela primeira vez", disse Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada. "Com a parceria, o pequeno empreendedor poderá montar seu e-commerce de forma rápida e ter ainda mais oportunidades de crescer", completa.

Temas e parceiros

Além das vantagens citadas acima, o programa “Cresça suas vendas com o Google” oferecerá três temas pré-configurados e inéditos, para que os participantes personalizem a aparência de sua loja virtual.

Segundo ambas as empresas, os layouts dos temas se basearam nos pontos mais importantes da experiência do usuário em um e-commerce. De acordo com a Loja Integrada, um layout profissional chega a aumentar em até 60% o faturamento do e-commerce em apenas três meses e uma loja com tema próprio aumenta, em média, 30% o tempo de permanência dos usuários no site.

“Cresça suas vendas com o Google”: programa quer impulsionar o e-commerce entre pequenos e médios comerciantes (Captura: Rui Maciel)

Confira o que está incluso na parceria do Google e da Loja Integrada:

  • Criador de loja virtual: A ferramenta Loja Integrada permite que o empreendedor crie seu próprio site, para vender os produtos da sua marca;
  • Gratuidade para até 5 mil visitas por mês e cadastro de 75 produtos: Neste plano especial, oferecido por Google e Loja Integrada, o empreendedor não pagará nada para ter e manter a loja virtual com um limite de 5 mil visitantes por mês e pode cadastrar até 75 produtos para vendas;
  • Indicação de agências: Acesso a um catálogo de empresas indicadas pela Loja Integrada para customizar ou te ajudar a criar do zero a loja online;
  • Atendimento exclusivo: Canais de atendimento do Google para aprender como aumentar sua visibilidade e suas vendas online;
  • Temas inéditos: Três temas pré-configurados para personalizar a aparência da loja e garantir uma boa experiência do usuário digital;
  • Mentorias para vendas online: Participar de sessões exclusivas para aprender mais sobre vendas e e-commerce, saber quais são as dúvidas de outros empreendedores e compartilhar experiências como parte do Cresça Com o Google. As datas disponíveis para as sessões são 20 e 27 de Agosto, 3 e 17 de Setembro;
  • Aulões de criação de loja ao vivo: O lojista terá acesso a materiais exclusivos filmados com passo-a-passo dentro do painel da loja. Além disso, aulas com especialistas em e-commerce para auxiliar na criação dentro da plataforma. São aulas de como configurar meios de pagamentos, cadastrar produtos, entre outros;
  • Treinamento em marketing digital: Acesso a “aulões” exclusivos sobre performance, vendas e marca, conduzidos por profissionais Google e Loja Integrada. Os empreendedores serão notificados no painel de controle de seu e-commerce sobre o link para participação. Datas disponíveis para treinamento: 15 de Setembro, 15 de Outubro, 5 de Novembro e 1 de Dezembro;
  • Loja de aplicativos: É possível agregar novas funções à sua loja virtual, por exemplo, com aplicativos de chat on-line, que permitem responder a dúvidas dos consumidores diretamente no site, ou incluir novos meios de pagamentos para os produtos.

Para saber mais sobre o programa e pegar mais informações, basta visitar o site oficial do “Cresça suas vendas com o Google”, clicando aqui.

Bom momento para o e-commerce brasileiro

O programa resultante da parceria Google / Loja Integrada chega em boa hora. Isso porque dados do índice MCC-ENET - desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) - apontam que as vendas resultantes do e-commerce mais que dobraram em junho de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 110,52%.

Outros dados chamaram a atenção no documento: 18,2% de consumidores realizaram ao menos uma compra online entre o trimestre de abril a junho, o que representa alta de 5,9%em relação ao trimestre anterior (12,3%); além disso, foi registrado um novo recorde no índice de participação do e-commerce no varejo restrito no mês de maio: 12,6%.

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de abril a junho de 2020, 18,2% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma alta de 5,9% em relação ao trimestre anterior (12,3%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 houve crescimento de 8,1%.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.