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“Crediário digital” do Mercado Livre financia até R$ 2,2 mil em compras na rede

Por| 02 de Setembro de 2019 às 17h30

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Celebrando 20 anos no mercado e na posição de uma principais empresas de e-commerce da América Latina, o Mercado Livre promoveu, na última semana, mais uma edição de seu principal evento — o Mercado Livre Experience ou, simplesmente, MeliXP. Lá, a companhia anunciou diversas novidades que, segundo crê a empresa, devem ampliar a capacidade de relacionamento e recursos que ela tem com seus usuários, sejam eles compradores ou vendedores.

O Canaltechcompareceu ao evento a convite da empresa e, há alguns dias, publicamos entrevista exclusiva como vice-presidente da divisão Mercado Envios, Leandro Bassoi, sobre a expansão da malha logística e a oferta de retirada de encomendas em pontos de coleta, que a empresa vem testando em São Paulo.

No MeliXP 2019, porém, um outro anúncio da companhia chamou a atenção: o Mercado Livre expandiu as ofertas de crédito para clientes com o que se convém chamar de “crediário digital”, ou seja, uma espécie de carnê que permite aos usuários parcelarem as suas compras no marketplace, financiando os valores adquiridos em prestações iguais.

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Falando com o Canaltech sobre o assunto pouco depois do anúncio feito no evento, o chefe da divisão Mercado Crédito, no Brasil, Pedro de Paula, mostrou empolgação com a novidade. Ele reforçou o foco de nossa entrevista anterior na ideia de que as novas funções do Mercado Livre visam abrir seu portfólio para mais e mais clientes, ampliando a sua abrangência no setor.

“Em 2016, o Mercado Livre criou a unidade de negócios Mercado Crédito para prover soluções crédito para os clientes da plataforma, sejam eles vendedores ou compradores. As ofertas de crédito se 'conectam' principalmente com aqueles clientes que não são atendidos adequadamente pelo sistema financeiro tradicional”, ele comenta. "Recentemente, anunciamos esta nova oferta de crédito: o financiamento de compras no Mercado Livre”.

A oferta, segundo o executivo, une as facilidades de pagamento de um empréstimo via crediário comum, com a intuitividade e facilidade das contratações de serviços financeiros por plataformas digitais. Neste caso, a oferta do Mercado Livre é feita 100% pelo próprio site: “Funciona exatamente como um carnê de compras digital. O cliente possui um limite de crédito que pode usar para financiar suas compras e pagar mensalmente os boletos. A contratação é feita 100% digital, e parcelamento da compra pode ser feito em até 12 vezes. Para pagamento, basta o cliente acessar o boleto da parcela do mês”.

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O diferencial da oferta é o de que, enquanto propostas comuns do setor “empacam” clientes em análises de crédito, que geralmente derrubam aquisições de empréstimo sob justificativa de “baixo score” ou comprovação inadequada de renda, o Mercado Livre consegue aprovar clientes que estão à margem do sistema financeiro tradicional, inclusive negativados. Tudo isso com o emprego de tendências tecnológicas atuais, como inteligência artificial: “Para nossa análise de crédito, utilizamos informações comportamentais e históricas de nossos clientes na plataforma. Nossos modelos são desenvolvidos com a tecnologia de machine learning e consideram centenas de variáveis do comportamento do usuário nos ecossistemas do Mercado Livre e Mercado Pago. Os modelos gradualmente melhoram a sua própria precisão ao longo do tempo. Isso nos permite oferecer crédito de forma assertiva”, explica Pedro.

Isso resulta em uma interface intuitiva e 100% digital, na qual o cliente faz as compras, adiciona as encomendas no carrinho digital e, na hora do check out, caso tenha um crédito pré-aprovado, ele pode selecionar ali mesmo a opção de “Crediário” e determinar itens como número de parcelas, já antecipando os valores fixos mês a mês antes mesmo de qualquer contratação. O controle de quantas parcelas ainda faltam, bem como a emissão de boletos e eventuais antecipações, é feito por uma aba dedicada para clientes, especificamente para tratar dessa negociação.

Segundo promete o Mercado Livre, os valores contratados possuem “zero tarifa”. Questionado sobre o que exatamente isso significa para o cliente e como a empresa consegue oferecer isso (especialmente se comparado a ofertas em varejistas físico que, geralmente, embutem juros nas parcelas ou ampliam o valor de compra para acomodar o financiamento), Pedro foi enfático e creditou esse benefício à estratégia digital da linha de crédito.

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“Na contratação do crédito para compras na plataforma não cobramos tarifas extras ou encargos como tarifas de cadastro, tarifa de abertura de conta ou seguro, por exemplo, que às vezes podem estar camufladas nas parcelas sem que o cliente perceba. O usuário paga somente os juros relativos ao crédito”, ele detalha.

Atualmente, a linha de crédito para compras do Mercado Livre se encontra disponível sob condições mínimas: mínimo de R$ 300 e máximo de R$ 2,2 mil, com parcelamento máximo em até 12 vezes e com valor mínimo de compra de R$ 50 (frete incluso), com vencimentos sugeridos para os dias 5, 10, 15 ou 28 de cada mês.