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Correios inauguram serviço de coleta gratuita de encomendas para empresários

Por| 25 de Abril de 2020 às 08h05

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Correios inauguram serviço de coleta gratuita de encomendas para empresários
Correios inauguram serviço de coleta gratuita de encomendas para empresários

Os Correios anunciaram nesta semana um novo serviço intitulado “Coleta Gratuita”, voltado a micro e pequenos empreendedores que estão impedidos de se locomoverem devido ao isolamento social decorrente do avanço da COVID-19. A ideia é oferecer um serviço gratuito de busca de encomendas que um dono de pequeno negócio queira entregar a clientes e destinatários importantes.

Os detalhes dessa novidade foram divulgados em uma live apresentada pela estatal brasileira por meio de seu canal no YouTube.

Devido à quarentena imposta pelos governos de vários estados do Brasil, muitos empreendedores de menor escala — lojistas e donos de produtos distribuídos via e-commerce, por exemplo — viram seus negócios apresentarem desempenho reduzido, já que muitas atividades, incluindo o envio e entrega de produtos, exigem a presença física em alguns locais específicos.

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De acordo com boletim do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgado em 17 de abril, alguns impactos causados pela pandemia na economia brasileira já puderam ser observados, incluindo queda de 70% de desempenho no setor de logística e transporte; 76% de retração no setor de cosméticos e beleza; e 27% no faturamento do setor varejista. Todos os percentuais foram calculados em comparação a uma semana normal pré-pandemia.

Diante disso, os Correios “implantou o serviço de coleta para todos os clientes com contrato – uma alternativa para a realização da postagem de encomendas, sem a necessidade de deslocamento às agências. Os preços dos serviços contratados foram mantidos, sem cobranças adicionais ao SEDEX e PAC. Dessa forma, os empreendedores têm mais comodidade e segurança no envio de seus produtos Brasil afora”, diz o comunicado.

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Detalhes importantes

A Coleta Gratuita é disponibilizada apenas para clientes de contrato, ou seja, empresas que contratam planos de benefícios oferecidos pelos Correios. A estatal pretende viabilizar o formato para pessoas físicas, mas não tem previsão de quando isso deve acontecer. Para saber como virar um cliente de contrato, acesse o site dos Correios.

  1. Como fazer o pedido de coleta gratuita?
    Você pode acessar o banner da central de informações sobre o novo coronavírus (pelo site dos Correios) ou diretamente por este link, informando seu ID dos Correios e senha de acesso.
  2. O que a Coleta Gratuita exige?
    • Endereço de recolhimento e de entrega
    • Estimativa de objetos por serviço (SEDEX, PAC)
    • Dia da coleta (com até três dias de antecedência)

Você também terá de fazer o que os Correios chamam de "pré-postagem", ou seja, o cadastro online de informações pertinentes aos pacotes: quantas encomendas, a natureza dos objetos, qual o tipo de serviço (SEDEX ou PAC), endereços de recolhimento e entrega. Isso normalmente é feito via SIGEPWeb, o sistema que a estatal usa para controle online de encomendas e que todo cliente de contrato tem acesso. O próprio sistema emitirá a etiqueta para que você a inclua nos pacotes.

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Ah, e, obrigatoriamente, você deve anexar às entregas a nota fiscal da encomenda. O benefício é destinado a empresas e pede que o CNPJ seja informado, afinal.

A partir daí, o carteiro fará o recolhimento, considerando os seguintes detalhes:

  • Até 10 objetos, o carteiro fará a coleta no ato de sua "corrida"
  • A partir de 11 objetos, será uma coleta sujeita a análise de viabilidade operacional
  • Coletas programadas a partir de 11 objetos são tratadas diretamente com o representante comercial dos correios

Atenção aos pacotes

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Os pacotes devem obrigatoriamente seguir as orientações de embalo dos Correios, disponíveis nesta página - objetos sem preparação correta e/ou não lacrados não serão coletados. Não há limites de pedidos de coleta, mas a coleta em si é limitada a uma por dia.

Durante a live, vários usuários perguntaram se há integração com o Mercado Livre: segundo os Correios, isso é variável de loja para loja, e você deve confirmar com o seu marketplace de preferência se há alguma integração deles com o novo serviço.

Tudo isso feito, o carteiro passará no local de coleta estipulado pelo usuário, fará o recolhimento dos pacotes e encaminhará tudo à agência mais próxima dos Correios, que vão comparar a lista emitida pelo sistema com o pacote recebido. Se tudo estiver em ordem, o envio será feito ao destinatário.

Fonte: Correios (1) (2); SEBRAE