Publicidade

Celular usado pode render reembolso ao comprar um novo no Mercado Livre

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2024 às 15h52

Link copiado!

Divulgação/Mercado Livre
Divulgação/Mercado Livre
Tudo sobre Mercado Livre

O Mercado Livre anunciou um novo Plano de Troca para substituir um celular antigo por novo e obter desconto no processo. A empresa afirma que a economia pode chegar a até R$ 4.000 em alguns casos e, pelo menos na fase inicial, é possível usar o plano para obter novos modelos de iPhone ou da linha Samsung Galaxy.

O processo de orçamento e análise é feito pela Trocafone, enquanto a compra e o envio do valor referente ao modelo antigo é operado por Mercado Livre e Mercado Pago. Qualquer celular que ligue e funcione corretamente pode ser incluso na troca, porém a quantia obtida varia conforme o modelo e as condições do aparelho.

Como funciona o Plano de Troca do Mercado Livre?

Continua após a publicidade

Primeiramente, o usuário precisa procurar por um modelo novo compatível com o plano de troca no Mercado Livre. Em seguida, no processo de compra, ele pode fazer um orçamento e descobrir qual desconto pode obter ao envolver um smartphone antigo na negociação.

A compra do modelo novo é feita com o preço total oferecido pelo ML, e só depois disso o consumidor envia o aparelho antigo para a análise do Trocafone. Uma equipe faz a revisão do produto e, caso exista alguma inconsistência com as informações fornecidas anteriormente, pode mudar o orçamento para um valor menor — nesse caso, o usuário pode optar pela devolução do aparelho e não receber o desconto. 

Caso tudo ocorra sem problemas, o valor é reembolsado à conta do Mercado Pago do cliente. Os produtos elegíveis são sinalizados por um ícone de duas setas azuis, disponibilizado tanto no anúncio como na página do item. 

Continua após a publicidade

O Plano de Troca do Mercado Livre vale a pena?

Na teoria, o serviço é muito útil por resolver vários problemas de uma só vez: garante um aparelho novo, dá destino ao modelo antigo e ainda reembolsa uma parte do valor investido. No entanto, é necessário prestar atenção a alguns detalhes na etapa de orçamento para garantir que tudo ocorra sem dores de cabeça.

O usuário precisa preencher um formulário para informar se existem danos em seu celular usado, como riscos e tela quebrada, para enfim receber um orçamento inicial. No entanto, não existe garantia de que esse valor exato será recebido no fim do processo, pois o smartphone ainda passa por um processo de análise física após o envio — se equipe notar que o aparelho não está exatamente como informado no formulário, os técnicos vão atualizar o valor do orçamento.

Isso pode resultar em surpresas desagradáveis: o usuário faz a compra do celular novo pensando em receber uma quantia "x" de volta com seu aparelho antigo, mas só depois de comprar o novo smartphone ele descobre que o valor reembolsado não seria tão bacana quanto o previsto. Por isso, é muito importante preencher o formulário inicial com informações fiéis à real condição do aparelho oferecido como troca.

Continua após a publicidade

Nos termos e condições do programa, o próprio Mercado Livre reforça a chance de o reembolso ter seu valor alterado:

"O Reembolso tem caráter condicional até que todos os passos descritos nestes Termos e condições sejam cumpridos. No momento da compra do Produto Elegível, a Pessoa Usuária deve pagar o valor total do Produto Elegível. O Reembolso será creditado depois na conta Mercado Pago da Pessoa Usuária."

Em resposta ao Canaltech, o Mercado Livre comentou que "até o momento não tivemos casos de diferença entre o que foi cotado e o que foi avaliado. Essa variação pode acontecer caso a declaração preenchida não corresponda ao item entregue, exemplo: no formulário se alega tela sem avarias e na entrega a tela está riscada. De qualquer forma, a empresa parceira nos trouxe que menos de 5% dos casos se enquadram nesse cenário de diferença de valor".

Além disso, a empresa reforça que o processo só é válido com a compra de um celular novo e oferece uma contraproposta quando encontra irregularidades no formulário. Para todos os detales, você pode conferir diretamente o site da campanha de troca do Mercado Livre.