As várias plataformas de e-commerce: Woocommerce, WIX, Locaweb, Tray e outros

As várias plataformas de e-commerce: Woocommerce, WIX, Locaweb, Tray e outros

Por Guilherme Peixoto Artiles | 09 de Agosto de 2021 às 10h00
Hubsales

Chegou a hora de montar seu e-commerce. Mas como escolher a plataforma ideal? São muitas opções, com vantagens e desvantagens de cada modelo. Há desde plataformas com templates prontos, em que basta escolher design e cadastrar seus produtos, até aquelas em que é possível construir sua loja online totalmente customizada. E existe também, claro, a opção de entrar diretamente nos principais marketplaces e começar a vender.

O primeiro passo é definir o que você realmente precisa. Se o seu objetivo é ter mais presença online ou ampliar seus canais de venda a médio ou longo prazo, ter um e-commerce customizado é o melhor caminho.

Mas, se você quer ter uma loja rapidamente e testar a aceitação dos seus produtos pelo público, uma plataforma de e-commerce com templates prontos pode ser o ideal.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Porém, em ambas as situações, você precisará fazer investimentos em algumas áreas, especialmente, em marketing. Quer saber mais? Para te ajudar a escolher, a Hubsales preparou um guia com as melhores opções do mercado.

WooCommerce e outros plugins

Uma das mais conhecidas plataformas de e-commerce do planeta, o WooCommerce é, na verdade, um plug-in open source da WordPress, principal sistema de blogs do mundo. Hoje, ele conta com mais de 600 mil lojas online em todo o planeta.

Conhecido pela sua interface simples e intuitiva, o plug-in vem com todas as ferramentas necessárias para a construção do seu e-commerce. Porém, você vai precisar de um domínio web e de conhecimentos técnicos para desenvolver a sua loja. Além, claro, de todo o investimento em divulgação e marketing dos seus produtos.

Por usar o WordPress como base, o sistema recebe atualizações constantes e tem um bom nível de segurança. E, justamente por isso, é mais flexível, permitindo uma customização mais completa.

O WooCommerce conta com mais de 600 mil lojas online em todo o planeta. 

O WooCommerce é gratuito, mas, para utilizar todas as ferramentas e possibilidades de design, você terá de comprar alguns plug-ins e extensões. E para ter um resultado realmente surpreendente é necessário contratar um especialista na plataforma, uma vez que existem muitas opções e recursos disponíveis.

Existem ainda outras opções de plug-ins do WordPress, como o Easy Digital Downloads (EDD), o Cart66 Cloud, o Ecwid Ecommerce Shopping Cart, o WP EasyCart Shopping Cart and eCommerce Store e o BigCommerce WordPress Plugin.

Soluções completas: Wix, Tray, Nuvemshop e mais

Se sua opção for por uma plataforma de e-commerce completa, há muitas opções disponíveis no mercado. Cada uma tem suas vantagens e problemas. Aqui, listamos as principais:

Wix

Mais conhecida plataforma de sites do país, a Wix também tem um sistema robusto de e-commerce. Ideal para quem está começando no mercado, ela permite que você construa sua própria loja a partir de mais de 500 templates. Ela oferece ainda soluções de cobrança, gerenciamento e até a criação de sua marca. Apesar de se vender como grátis, para ter acesso a todas as funcionalidades da plataforma é preciso pagar um valor mensal.

Tray

Com 15 anos de mercado, a Tray se consolidou como uma das principais plataformas do Brasil. Ela oferece todas as ferramentas e recursos que você precisa para montar sua loja online em um só lugar. Tem ainda muitas opções de customização, recursos especiais de marketing e é totalmente adaptada ao ambiente mobile. Recentemente, a plataforma foi adquirida pela Locaweb, principal empresa de hospedagem de sites do país, que já tinha uma solução própria, a Loja Virtual.

NuvemShop

Líder de e-commerce na América Latina, a Nuvemshop tem mais de 70 mil lojas ativas. E motivos para isso não faltam. Além de ter uma solução completa para sua loja online, a plataforma tem integração com o Google Analytics e com sites e aplicativos como WhatsApp, Instagram e Facebook. E ainda tem um app próprio para iOS e Android, além de um suporte técnico completo.

Há ainda outras plataformas de e-commerce amplamente reconhecidas e utilizadas. Todas com soluções completas para a construção da sua loja online.

São elas:

  • Shopify
  • Loja Integrada
  • Jumpseller
  • Magazord
  • Magento
  • Opencart.

Ir para os marketplaces também pode ser uma opção

Entretanto, se o que você pretende é incrementar suas vendas, com resultados mais rápidos e menor custo, entrar nos marketplaces é a solução. Eles funcionam como grandes lojas virtuais hospedadas nos maiores e-commerces do Brasil, como o Magalu, e que concentram uma infinidade de marcas dentro da mesma plataforma. Estes portais deixaram de ser somente uma loja e passaram também a abrir espaços para fabricantes de todo o país, que podem vender seus produtos na plataforma, mediante o pagamento de comissões.

E aqui na Hubsales, nós realizamos a integração de empresas e marketplaces. Como o próprio nome indica, somos um hub que concentra as mais relevantes plataformas de venda online e ajudamos as marcas a ter presença digital.

Basicamente, nós realizamos todas as etapas para a sua marca entrar nos marketplaces e ainda ajudamos na definição do seu mix de produtos, na descrição e no cadastro deles. E também ajudamos a melhorar sua performance e acompanhamos suas vendas.

Quer saber mais sobre a Hubsales? Fale com um de nossos especialistas!

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.