Amazon inicia venda direta de eletrônicos e outros itens no Brasil
Por Jessica Pinheiro | •
A Amazon anunciou nesta terça-feira (22) o início de vendas diretas de produtos eletrônicos no Brasil. Além desse tipo de produto, a varejista confirmou que passará a contar com 10 outras categorias de mercadorias com estoque próprio, incluindo quatro novas: Bebê, Beleza, Cuidados Pessoais e Brinquedos.
Para tanto, foram feitas parcerias com cerca de 800 fornecedores, incluindo importadoras. Com isso, mais de 120 mil produtos ganharão o selo “vendido e enviado pela Amazon”. A Amazon passa, portanto, a competir com grandes marcas de sistema híbrido como Submarino, Americanas, Magazine Luiza e Ponto Frio.
Além disso, caso o usuário faça uma compra acima de R$ 149, o frete é grátis para qualquer estado do país e há opções de entrega expressa em até 3 dias para capitais e cidades elegíveis das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Quem residir nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba pode optar pela entrega prioritária e receber os produtos em 1 ou 2 dias.
O serviço de entrega é prestado pelos Correios, Total Express, Sequoia e Loggi e as opções de frete são atribuídas aos milhares de produtos que serão vendidos e enviados pelo novo Centro de Distribuição localizado em Cajamar, na Grande São Paulo. O local, que possui 47 mil m², já está funcionando e conta com tecnologia “pick and pack”.
Seguindo um padrão de montagem e entrega rápida inspirada no modelo da Amazon dos Estados Unidos, o sistema da irmã brasileira também identifica os pedidos e verifica onde cada item está armazenado, traçando uma rota rápida para os funcionários montarem os pacotes. Com isso, a Amazon passa a oferecer mais de 20 milhões de produtos em um total de 15 categorias, incluindo itens vendidos por parceiros.
Compromisso com parceiros
A experiência com sua categoria de livros, que já contava com sistema híbrido — isto é, marketplace e estoque próprio — foi o diferencial para que a Amazon expandisse o modelo para as demais categorias, afinal isso mostrou à gigante de e-commerce que é possível que varejistas convivam em harmonia. A afirmação veio do diretor de varejo da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, em entrevista ao e-Commerce Brasil.
“No mundo inteiro, 50% das unidades são entregues por varejistas [parceiros]”, disse. E mesmo que a companhia agora tenha um estoque próprio, não significa que o foco será tirado do marketplace, já que o modelo de compras online também é importante. Vale ressaltar que as quatro novas categorias anunciadas também estão abertas para os lojistas.
Novas experiências de compra
A Amazon do Brasil também está oferecendo novas experiências de compra, como a loja Cachos & Ondas, onde serão oferecidos produtos de marcas como Salon Line, Beleza Natural, Joico e Lola para cabelos crespos, cacheados e ondulados; e a Lista do Bebê, onde os pais e mães que estão esperando bebês podem criar uma lista de presentes personalizada com itens como fraldas, carrinhos, chupetas, mamadeiras, etc., e compartilhar com amigos e familiares.
A opção de perguntas e respostas também foi adicionada para que os consumidores possam tirar dúvidas sobre um determinado produto vendido pelo site da Amazon. Clientes que já compraram o item, fabricantes e vendedores também poderão responder às questões, esclarecendo e ajudando o usuário a decidir em sua compra.
Preços promocionais
A Amazon também anunciou preços promocionais para centenas de produtos de inúmeras marcas. Para os produtos da categoria Cuidados Pessoais, Beleza e Bebê, itens das marcas Pampers, Granado, Gillette, Johnson & Johnson, L’Oréal, Mustela, Skip Hop, Chicco, Maxi-Cosi, Taiff, dentre outras, estão com 50% de desconto.
Nas categorias Ferramentas, Casa & Limpeza, Cozinha e Brinquedos está sendo oferecido 40% de desconto em itens de marcas como Nespresso, Veja, Black&Decker, KitchenAid, Tramontina, Mattel, Lego e Hasbro. E produtos de Eletrônicos, Celulares, Papelaria & Escritório de marcas como Xbox, Motorola, GoPro, Acer, SanDisk, Multilaser, Tilibra, Epson e Faber-Castell, ganham 30% de desconto.
Para conferir as ofertas do dia de hoje, clique aqui.
Fonte: e-Commerce Brasil