Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 em cada 4 consumidores brasileiros utilizam PIX para compras online

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Abril de 2023 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik/jannoon028
Reprodução/Freepik/jannoon028

Como em todo período em que a economia está incerta, seja devido a ameaça da recessão ou pela alta na taxa dos juros, os consumidores estão pesquisando mais e gastando menos. No entanto, a experiência que as empresas oferecem no e-commerce pode impactar na retenção desses clientes — conforme revela o CX Trends 2023.

No levantamento de 2022, 66% dos entrevistados afirmaram que pretendiam usar o Pix — que ainda não havia completado dois anos de existência. Na edição deste ano, o estudo revela que 3 em cada 4 consumidores já utilizaram o método de pagamento digital e gratuito para compras online.

Vale ressaltar que 31% dos consumidores afirmaram já ter desistido de finalizar uma compra online porque as opções de pagamento disponíveis não atendiam suas expectativas. “O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar, não apenas no produto comercializado, mas também na hora do pagamento”, observa Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.

Continua após a publicidade

O que os consumidores desejam para o e-commerce?

Segundo a pesquisa, 35% dos participantes citaram descontos em pagamentos via Pix ou WhatsApp como ações que as empresas nacionais poderiam adotar para melhorar a experiência de compra online. O método de pagamento preferido ainda é o cartão de crédito, com 61%, seguido pelo Pix à vista (18%), e cartão de débito (6%). Vale ressaltar a aparição do Pix parcelado pela primeira vez, sendo citado por 3% dos respondentes.

O CEO da Octadesk ainda destacou os fatores que levam o consumidor a comprar novamente em uma mesma loja. "Além da qualidade do produto, promoções e atendimento rápido, 45% dos consumidores contaram que as formas de pagamento oferecidas pela empresa são essenciais para uma recompra. Ou seja, ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente maneira de atrair mais público para o seu negócio”, finaliza Ricco.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, apoiadas pela Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, e ouviu mais de 2 mil consumidores.