Novo drone da DJI tem "câmera gigante" e enxerga obstáculos até no escuro
Por Bruno Bertonzin • Editado por Léo Müller | •

A DJI oficializou o Mini 5 Pro, seu mais novo drone compacto que traz pela primeira vez na linha Mini um sensor de câmera de 1 polegada. Para ter dimensão do tamanho, sensores de uma polegada são considerados grandes até mesmo para smartphones flagship, então em drones podem ser considerados "gigantes".
- Vazou tudo do DJI Mini 5 Pro; veja o que esperar do novo drone
- Anac libera manual inédito e mostra como drones vão revolucionar aeroportos
O modelo também estreia sistema de detecção de obstáculos omnidirecional com tecnologia LIDAR, o que garante segurança até no escuro.
Sensor "gigante" para drone compacto
O destaque do Mini 5 Pro fica por conta do sensor CMOS de 1 polegada e 50 megapixels, uma novidade para a linha Mini. Esse componente permite capturar fotos com alta qualidade e vídeos em 4K HDR a 60 fps com até 14 paradas de faixa dinâmica.
O drone também ganhou modo telefoto de 48 mm para maior aproximação digital e otimizações específicas para retratos, com melhor reprodução de tons de pele, brilho e contraste.
Para filmagens mais profissionais, o equipamento suporta gravação em 4K a 120 fps para câmera lenta e formato H.265 de 10 bits.
A faixa ISO foi expandida para até 12.800 no modo D-Log M e 3.200 no HLG, e promete melhor performance em condições de pouca luz e paisagens urbanas noturnas.
Sistema anti-colisão avançado
Uma das principais novidades é o sistema de detecção de obstáculos omnidirecional, que combina LIDAR frontal, câmeras fisheye, sensores binoculares e sensor infravermelho na parte inferior.
Essa configuração permite detectar obstáculos tanto durante o dia quanto à noite.
O drone conta com função Return-to-Home sem necessidade de GPS, e usa posicionamento e mapeamento em tempo real.
Isso permite que ele retorne com segurança mesmo em ambientes fechados como varandas. O GNSS de banda dupla (L1 + L5) melhora a precisão do posicionamento.
Gimbal com rotação ampliada
O gimbal agora suporta rotação de 225°, que permite filmagens verticais e movimentos de câmera mais dinâmicos. A DJI incluiu o modo True Vertical Shooting para capturas instantâneas em orientação vertical, ideal para redes sociais.
O equipamento vem com os modos automáticos tradicionais da marca, como MasterShots para movimentos cinematográficos automáticos, QuickShots com variações como Rocket e Dronie, além de suporte para panoramas de cenas amplas.
Conectividade e proteção
Os arquivos podem ser transferidos via Wi-Fi 6 a velocidades de até 100 MB/s com o sistema Off-State QuickTransfer, que funciona mesmo com o drone desligado.
A DJI oferece planos de proteção DJI Care Refresh para o Mini 5 Pro, que cobre colisões, incidentes de voo e danos causados por água. Os planos variam entre 1 ano com duas substituições ou 2 anos com quatro substituições, incluindo garantia e frete grátis.
Preço e disponibilidade
O drone chega ao mercado europeu a partir de 799 euros (cerca de R$ 5.056) na versão básica, podendo chegar a 1.129 euros (R$ 7.145) no kit Fly More Combo com controle DJI RC 2. Ainda não há informações sobre disponibilidade no Brasil.
Leia mais no Canaltech:
- Mini celular em forma de lata de Coca-Cola é encontrado em penitenciária do MT
- iPhone 18 Pro vai ter design transparente, diz informante
- Meta revela óculos com tela na lente e controle por gestos; conheça
ASSISTA: Um DRONE INVADIU a minha CASA: o que FAZER?