Publicidade

Drones resgatam crianças de enchente no Vietnã e causam acidente nos EUA

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Tran Van Nghia
Reprodução/Tran Van Nghia

Duas situações envolvendo o uso de drones em resgates durante desastres naturais tiveram desfechos bem diferentes no início deste mês. Enquanto o equipamento foi usado para salvar crianças no Vietnã, um outro drone se envolveu em um acidente com um helicóptero nos Estados Unidos. 

O resgate no Vietnã foi capturado em vídeo. No total, três crianças foram retiradas de um rio com forte corrente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo relatos, as crianças estavam pastoreando gado quando decidiram atravessar o rio. A altura do nível da água fez com que ficassem presas em um pequeno pedaço de terra no meio do rio. 

Tran Van Nghia, um fazendeiro local, ouviu os gritos de socorro e decidiu agir. Ele usou seu drone de pulverização de pesticidas para iniciar o resgate. 

O homem amarrou uma corda ao drone e o pilotou sobre o rio. Uma por uma, duas crianças seguraram na corda e foram puxadas com segurança até a margem. 

A terceira criança foi resgatada depois que moradores locais remaram até ela em um barco. Todas voltaram à terra firme, em segurança. 

Acidente dos EUA causou pouso de emergência

Já nos EUA, o acidente entre um drone e um helicóptero de resgate ocorreu próximo à cidade de Kerrville, no Texas. 

O drone de uso civil colidiu em uma zona com espaço aéreo restrito, destinada a operações de emergência. 

Continua após a publicidade

A cidade de Kerrville informou que o acidente obrigou o helicóptero a realizar um pouso de emergência. Portanto, representou a retirada de serviço de um equipamento essencial para salvamentos. 

Autoridades classificaram o episódio como "totalmente evitável", já que as restrições temporárias de voo (TFR) são regras obrigatórias, não sugestões. As TFRs ainda estão em vigor em partes da região afetada. 

Socorristas alertam que, em casos como as enchentes no Texas, é preciso ter espaço aéreo livre para atuar com rapidez e coordenação. 

Continua após a publicidade

Até esta quarta-feira, mais de 100 mortes tinham sido confirmadas nos condados atingidos. Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas.

Leia mais no Canaltech:

Saiba o que fazer se um drone invadir sua casa:

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*