Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alphabet começará a entregar encomendas usando drones na Finlândia

Por| 06 de Dezembro de 2018 às 08h20

Link copiado!

Tech This Out News
Tech This Out News

E a Alphabet está pronta para começar a entregar produtos usando drones na Europa. A Wing, empresa criada pelo grupo dono da Google, irá iniciar durante a primavera de 2019 (entre os meses de março e junho) as primeiras entregas por drone em Helsinque, capital da Finlândia. O programa irá entregar produtos que pesam até 1,5kg e funcionará em um raio de 10km da base da empresa.

Ainda que esse seja o primeiro teste da empresa na Europa, não é a primeira vez que a Wing coloca à prova seu sistema de entregas usando drones, que já funcionou em quatro diferentes regiões da Austrália, executando mais de 55 mil viagens no país.

Assim como ocorreu no país da Oceania, as entregas serão gratuitas enquanto o sistema ainda está na fase de testes, e a empresa só passará a cobrar “frete” assim que o programa tiver sido implantado de modo oficial.

James Ryan Burgess, CEO da Wing, afirmou que vê uma oportunidade de preencher um setor do mercado que normalmente é deixado de lado, oferecendo uma opção mais rápida e barata de entrega não só para os consumidores, mas também para os lojistas.

Continua após a publicidade

O lançamento da iniciativa na Europa é uma boa notícia para a empresa, principalmente depois de uma conturbada tentativa de entrar nos Estados Unidos. Ela até começou bem, com a empresa fechando parcerias com marcas como Starbucks e Chipotle, mas o projeto acabou degringolando quando a parceria com a rede de cafeterias foi dissolvida — com rumores de que o motivo de as empresas não terem chegado a um consenso sobre quem ficava responsável por reembolsar os consumidores caso a entrega desse errado —, e a com a Chipotle não virou mais nada além de um voo de demonstração.

Burgess comentou que, enquanto implantar o sistema nos Estados Unidos foi mais difícil do que imaginavam devido às complicações impostas pelo órgão que administra o espaço aéreo do país, esse processo deverá ser bem menos complicado na Finlândia, onde o governo já possui outros projetos baseados em drones funcionando.

Como parte do lançamento do programa, os moradores de Helsinque já podem entrar no site da Wing para sugerir quais produtos eles gostariam que fossem entregues por drones, e a empresa já disponibilizou um app por onde esses itens poderão ser comprados.

Fonte: TechCrunch