Publicidade

Oracle, Itaú, BASF, C&A: empresas e escolas oferecem cursos grátis de Tecnologia

Por| 10 de Setembro de 2021 às 08h45

Link copiado!

Envato
Envato

Começar a carreira no mundo da tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo e bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Continua após a publicidade

Para iniciantes

AdsPlay Educação

Unidade de ensino do The 365 Group, a AdsPlay Educação quer oferecer maior capacitação aos profissionais que atuam no mundo da mídia online, assim como àqueles que desejam iniciar nesta área. Dessa forma, a instituição está oferecendo quatro cursos gratuitos: Google Ads, Facebook Ads, Google Analytics e Mídia Programática. 

Continua após a publicidade

Todos os cursos contam com teoria e prática, além de acesso ilimitado ao ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, os professores atuam diretamente no dia a dia de marketing digital e mídia programática e já operaram campanhas de clientes como Samsung, Coca-Cola, Johnson & Johnson, NET, entre outros.

Para acessar os cursos, basta visitar a página especial do programa clicando aqui.

WIZ / IGTI

Gestora de canais de distribuição de seguros e produtos financeiros, a Wiz Soluções, em parceria com o Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI) passam a oferecer capacitação profissional gratuita na área de TI. Ao todo, são 100 bolsas de estudo para o curso online de desenvolvedor de software, que terá duração de 10 semanas e mais de 148 horas de aulas.

Continua após a publicidade

Com o nome de Speed Wiz Dev, o programa é destinado às pessoas que têm interesse em aprender desde o básico até a prática avançada em desenvolvimento front-end e back-end, além das linguagens mais usadas no setor atualmente, como Angular; .NET; C#; Entity, Dapper; SQL, entre outras. Segundo seus idealizadores, trata-se de um curso imersivo e hands-on, focado em habilidades técnicas, para que os alunos estejam aptos a atuar imediatamente no mercado de trabalho.

O bootcamp apresenta um modelo que permite uma aprendizagem muito mais rápida do que o ensino tradicional. O estudante é protagonista da sua própria jornada educativa e aprende de forma interativa em aulas ao vivo e gravadas com profissionais renomados do setor. Podem participar do processo seletivo pessoas acima de 18 anos, com ensino médio completo.

As inscrições vão até 17 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui. Podem participar do processo seletivo pessoas acima de 18 anos, com ensino médio completo.

Continua após a publicidade

Itaú Unibanco

Estão abertas as inscrições para o Bootcamp de Dados do Itaú Unibanco, programa gratuito e online que tem foco em desenvolver e capacitar profissionais na área de tecnologia. Nesta edição, o treinamento será focado em conteúdos voltados para Dados como lógica de programação em Python, Banco de Dados, Decision Science, Data Science etc.

Essa é mais uma das iniciativas feitas pelo banco em busca de atrair profissionais de diferentes perfis para a área de tecnologia, sem exigência de formação específica e oferecendo treinamento. Os candidatos aprovados no processo serão contratados como colaboradores do Itaú antes do primeiro dia da capacitação – eles ficarão imersos em conteúdos durante os primeiros 3 meses de trabalho, com dedicação de 8 horas por dia, para depois serem integrados à equipe de tecnologia do banco.

As inscrições podem ser feitas por profissionais de todo o Brasil e podem ser feitas até o dia 24 de setembro, acessando a página especial do programa. O início da turma está previsto para 18 de novembro. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia e ter conhecimento em raciocínio lógico e lógica de programação.

Continua após a publicidade

Santander

Fruto de uma iniciativa entre o Santander Universidades e a Tera – startup de educação para economia digital – o programa Santander Digital vai acelerar o desenvolvimento de habilidades voltadas para as áreas de Marketing Digital e User Experience.

Em um pocket bootcamp de quatro dias e 8h de duração, profissionais do Santander e da Tera promoverão mentorias e palestras para todos os inscritos, que ainda receberão certificado ao final do programa, caso concluam as etapas conforme o Edital. Aqueles que tiverem performance suficiente poderão participar da seleção de bolsas, que financiará, respectivamente, 50 e 100 alunos para os programas de UX Design e Marketing Digital oferecidos pela Tera. Os cursos têm duração de três e cinco meses e oferecem para os estudantes a oportunidade de interagir em projetos reais de empresas parceiras.

Continua após a publicidade

Nas aulas de UX, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo de design, criando habilidades para entender melhor os padrões de usabilidade, arquitetura de informação e relação usuário-produto. O ciclo de vida de produtos, jornada do cliente e tecnologias para marketing serão os temais centrais do curso de Marketing Digital, que também vai incentivar a visão estratégica, alinhando todo o conhecimento obtido.

 
Os cursos são voltados para jovens com interesse no mundo digital e que querem desenvolver habilidades que serão ainda mais valorizadas no futuro. Todo o curso será acompanhado de perto pelo Santander, que espera extrair talentos do programa.

As inscrições vão até o dia 26 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.

Digital House

Continua após a publicidade

A Digital House, em parceria com o Mercado Livre e a Globant, criou o Certified Tech Developer, curso destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio e precisam de uma qualificação para se colocar no mercado de trabalho. A parceria viabiliza a concessão de 200 bolsas de 95% na terceira edição do curso para candidatos de todo o Brasil.

A novidade para essa terceira edição é que os contemplados com bolsas ainda poderão contar com o financiamento dos 5% restantes por meio da contratação do ISA (Income Share Agreement), um modelo de crédito em que o aluno estuda agora, se forma e só paga quando conseguir um trabalho com uma boa remuneração, comprometendo apenas parte da renda. O programa quer atrair, principalmente, estudantes de baixa renda, mulheres e outras minorias para a área da Tecnologia.

O Certified Tech Developer tem foco na prática e na formação para o mercado de trabalho. A proposta é oferecer ao jovem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com uma remuneração atrativa, sem que precise fazer um curso universitário. Para isso, o programa se baseia no ensino de habilidades já utilizadas por empresas de tecnologia que são referência no mercado. Além disso, a metodologia de sala de aula invertida, em que o aluno estuda a parte teórica nos momentos fora da aula e usa o período de aula para praticar, dá a oportunidade para que o indivíduo tenha contato e busque soluções para problemas reais desde as primeiras aulas.

Continua após a publicidade

Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de setembro na página especial do programa e cumprir as etapas do processo seletivo conforme prazos informados no decorrer do mesmo. Quanto antes conseguirem concluir todas as etapas, mais chances de serem contemplados com uma das bolsas. A terceira edição do programa terá início em 18 de outubro e as aulas serão oferecidas no período noturno.

Para iniciados

Oracle

Uma das maiores Big Techs do mundo, a Oracle anunciou que oferecerá treinamento em infraestrutura em nuvem da Oracle (OCI) e teste de certificação* gratuitamente em todo o mundo. O novo programa inclui todo o currículo de aprendizagem de Oracle Cloud Infrastructure criado por especialistas da empresa para todos os níveis de habilidade e diversas funções de TI. 

Continua após a publicidade

Por meio desse programa, os alunos têm acesso ilimitado a todos os cursos virtuais OCI e sob demanda disponíveis em 13 idiomas, incluindo Português e Espanhol. A Oracle também está oferecendo o treinamento para Oracle Autonomous Database e outros exames de certificação gratuitos por tempo limitado.

O novo programa de treinamento da Oracle permite acesso a um conhecimento relevante sobre nuvem que pode ser aplicado à maioria dos setores. O treinamento e a certificação gratuitos também ajudam a expandir a gama de talentos de TI, tornando mais fácil para as empresas desenvolverem os profissionais qualificados.

O novo programa da Oracle incluirá:

Continua após a publicidade
  • Acesso a todo o conteúdo digital de treinamento OCI (todos os níveis e vários tipos de funções), acessível a qualquer hora e em qualquer lugar com 13 idiomas disponíveis
  • A estrutura do curso completo incluindo Oracle Cloud Infrastructure Foundation, Oracle Cloud Infrastructure Architect Associate, Oracle Cloud Infrastructure Operations, Oracle Cloud Infrastructure Architect Professional e mais;
  • Laboratórios práticos por meio do acesso gratuito ao Oracle Cloud com prática em uma ambiente ao vivo;
  • Uma experiência completa de certificação Oracle - de cursos de preparação e exames práticos a testes e credenciamento;
  • Sessões ao vivo ministradas por especialistas da Oracle que falarão sobre as melhores práticas e fornecerão feedback personalizado;
  • Recursos de carreira para apoiar aqueles que procuram novas oportunidades de emprego.

Para saber mais sobre o programa e fazer a inscrição, acesse a página de treinamento e certificação gratuitos da Oracle OCI clicando aqui

*A certificação OCI, Oracle Autonomous Database e outras certificações gratuitas estarão disponíveis exclusivamente pelo Oracle University até 31 de dezembro de 2021. Para saber mais sobre o programa, visite a página de treinamento e certificação gratuitos da OCI.

Zappts

Empresa que desenvolve projetos de transformação digital para grandes marcas, a Zappts promove, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, um treinamento online e gratuito em AWS Cloud Practitioner voltado a profissionais da área de TI. O curso explora todos os domínios necessários para realizar a certificação, abordando desde conceitos de nuvem aos principais serviços da Amazon Web Services (AWS).

Não há pré-requisitos necessários para a participação no treinamento, mas ter alguma experiência com nuvem AWS irá ajudar no entendimento do conteúdo. Entre os tópicos apresentados estão assuntos como conceitos de nuvem, segurança e conformidade na AWS, tecnologias (Core Services), faturamento e preços, além de serviços que podem ser pedidos na prova da AWS.

O curso será ministrado pela Head de Backend e Arquitetura da Zappts, Thauany Moedano. A palestrante é certificada em AWS Cloud Practitioner e AWS Solutions Architect - Associate.

As apresentações serão exibidas no canal do Youtube da Zappts. Para garantir o certificado de participação é necessária a inscrição na página da empresa no Sympla.

BASF

Estão abertas as inscrições para o projeto Diversitech Academy, um treinamento gratuito e online em desenvolvimento de software para pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa é da BASF, uma das maiores empresas mundiais da área Química, em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital.

Ao todo, 50 pessoas em todo país serão selecionadas e terão aulas de Phyton, linguagem de programação, com professores atuantes no mercado. O objetivo do programa é aumentar o número de profissionais com deficiência no setor de tecnologia, democratizando o acesso deles à formação técnica e aumentando as chances de colocação nas empresas. 

Para concorrer a uma vaga, é necessário anexar laudo médico que descreva a deficiência, ter mais de 20 anos e experiência na área de programação. As inscrições devem ser realizadas pelo site DiversiTech - Powered by Gama Academy até o dia 19/09. As aulas acontecem entre 28/09 e 22/10, de forma 100% online.

Ânima Educação

A organização de ensino superior Ânima Educação anunciou o lançamento do Ânima Tech, um programa de formação de talentos para o setor de Tecnologia e que será ministrado pela Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital.

A organização educacional vai oferecer cursos gratuitos de formação para qualificação de desenvolvedores fullstack, trazendo na ementa tópicos como Lógica de Programação, Metodologias Ágeis, Estrutura de Dados, Git, Html, JavaScript, Css, ASP.NET Core, Vue.JS, DevOps e Quality Assurance. Além do conteúdo multidisciplinar, os alunos também terão capacitação técnica e comportamental, conhecidas como soft skills. Um dos objetivos da iniciativa é treinar as pessoas para que possam ocupar oportunidades no mercado de trabalho, inclusive na própria Ânima.

Para participar do programa, o candidato precisa ter mais de 18 anos, residir em Belo Horizonte ou São Paulo, ter conhecimentos básicos em desenvolvimento de sistemas e ser estudante de cursos da área de tecnologia, como Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

O curso terá duração total de 100 horas, com aulas assíncronas e síncronas, distribuídas em quatro semanas, entre os dias 20/09 a 16/10. As vagas são limitadas e para participar da seleção do treinamento, os candidatos precisam preencher um fit cultural, o teste técnico para medir o grau de conhecimento em desenvolvimento e um vídeo falando sobre o seu perfil profissional.

Para concorrer, basta se inscrever no site especial do programa.  Após a inscrição, o candidato receberá todas as informações necessárias para cumprir as etapas determinadas para seleção.

Samsung Ocean

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados em setembro. No mês em questão está prevista uma abordagem ampla sobre a introdução e criação de jogos digitais e também programação em Python.

 A agenda foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e parceiros.

Confira abaixo a agenda para a próxima semana (13 a 16/9):

13/9

  • 18h - Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python (Parte 1)

14/9

  • 09h - Linguagem Python: aprendendo a linguagem (Parte 1)

15/9

  • 09h - Criação de Jogos 3D com Unity (Parte 1)

16/9

  • 09h - Criação de Jogos 3D com Unity (Parte 2)

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.