Meta, Mercado Livre e NTT abrem cursos de tecnologia
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 27 de Junho de 2022 às 12h00
A big tech dona do Facebook, a Meta, se uniu à Safernet Brasil para formar jovens em cidadania digital. O Mercado Livre, Globant e Digital House criaram aulas de programação para negros. E a japonesa NTT vai capacitar mulheres em tecnologia em parceria com a organização WoMakersCode. Veja as ofertas de cursos e estágio em tecnologia e afins da semana, noCanaltech.
- Novo curso da ITuring vai de programação "do zero" até especialidades
- BairesDev celebra crescimento e deve contratar mais 3 mil até dezembro
Meta e Safernet Brasil
O projeto de educação Cidadão Digital, da Safernet Brasil e da Meta, está com inscrições abertas para formação online em cidadania digital para jovens de 18 a 29 anos. O programa forma jovens em temas de privacidade, segurança digital, bem-estar na internet e educação midiática, e os acompanha em atividades educativas gratuitas sobre os temas com adolescentes e educadores, principalmente da rede pública de ensino. Em seu terceiro ano, o programa terá cinco possibilidades de engajamento para os jovens participantes, oferecendo até fevereiro de 2023 prêmios e bolsas de até R$ 1.500.
Mercado Livre, Globant e Digital House
As três empresas estão com o Black Power Dev, programa de bolsas para o curso Certified Tech Developer. A formação é voltada a pessoas negras maiores de 16 anos interessadas em aprender e se especializar em programação digital. As aulas são realizadas são ao vivo e online, totalizando 25 horas semanais.
A primeira etapa dura um ano e nove meses, e a segunda, de especialização, dura um ano. Ao final da primeira etapa, o aluno poderá trabalhar na área como analista júnior. As inscrições vão até 27 de julho, com aulas começando em 1º de agosto. As bolsas garantem 95% do valor da primeira etapa do curso, exclusivamente para pessoas negras com ensino médio completo e residentes no Brasil.
NTT
A empresa de infraestrutura e TI, em parceria com a organização WoMakersCode, lançará em 11 de julho o programa IT for Girls, para capacitar mulheres em tecnologia. O projeto é gratuito e tem a expectativa de atingir mais de 3 mil pessoas. O curso terá dez aulas ao vivo, com duração de 45 minutos e contará com mulheres especialistas da NTT.
A primeira semana abrangerá temas como infraestrutura, desenvolvimento de software, governança, experiência e suporte ao cliente. Na segunda, as alunas terão instruções de recrutamento. O conteúdo ficará disponível na plataforma da WoMakersCode. As inscrições são gratuitas e vão até 8 de julho.
Kenzie e EducaTransforma
A parceria promove um curso gratuito de programação. As aulas acontecem entre os dias 4 e 7 de julho, a partir das 19h com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Kenzie. As vagas estão disponíveis para todo o país e são destinadas a pessoas transgênero. Para se inscrever não é preciso ter conhecimento prévio em programação.
O curso apresentará um panorama do mercado de tecnologia, além de ensinar a introdução de HTML, CSS e JavaScript. Todos os participantes irão desenvolver um projeto que servirá como um portfólio inicial.
Impulso e Dio
A plataforma de vagas de trabalho e gestão de carreira está oferecendo 5 mil bolsas de estudo gratuitas em parceria com a Dio, plataforma de educação e recrutamento que conta com mais de 860 mil desenvolvedores. O bootcamp Impulso JavaScript Evolution conta com 95 horas de imersão em diversas linguagens de programação, como HTML, CSS, JavaScript e React.js. Os inscritos ainda poderão participar de um processo seletivo para vagas na Impulso. As incrições vão até 1º de julho.
Alfa Sistemas
A empresa que revende a plataforma de gestão SAP no Brasil está ofertando 20 vagas gratuitas para moradores do grande ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano, em SP) que queiram atuar na área de tecnologia. O curso visa formar consultores de SAP. As inscrições vão até 11 de julho.
As aulas, que serão em formato híbrido, terão início no dia 18 e vão até 30 de julho, com uma carga horária de 80 horas, sendo 40 presenciais e 40 online. Ao término, os participantes que se destacarem terão a oportunidade de serem recrutados para o time de funcionários da Alfa e indicados para clientes e parceiros do ecossistema.