Publicidade

Fies 2020: MEC divulga cronograma para incscrições do primeiro semestre

Por| 26 de Dezembro de 2019 às 19h30

Link copiado!

Agência Brasil/Lucas S. Paiva/Guia do Estudante
Agência Brasil/Lucas S. Paiva/Guia do Estudante

Para estudantes que querem ingressar em cursos de graduação privados, as inscrições para o primeiro semestre de 2020 do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) começam no dia 5 de fevereiro e vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro.

Os interessados em fazer a inscrição no programa de financiamento estudantil devem acessar o portal do programa para preencherem seus dados. No primeiro acesso, o futuro estudante deverá informar o seu CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido, além de cadastrar uma senha que será sempre utilizada no acesso ao sistema.

Após efetuar o cadastro, o estudante deve receber uma mensagem via e-mail para a validação. Concluída essa etapa, o usuário terá acesso ao FIES Seleção, podendo realizar sua inscrição ao fornecer seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o programa exige a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010. Desse modo, o estudante apto a participar deve ter uma média igual ou superior a 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação.

Confira os gabaritos!

Saiba mais

O programa busca conceder financiamento a estudantes universitários em cursos superiores pagos, incluindo o novo P-Fies. O programa é dividido em duas modalidades, que se diferenciam por renda e pelo responsável pelo financiamento.

Continua após a publicidade

No Fies tradicional, o fundo oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Além disso, é um programa do Ministério da Educação (MEC).

Já a segunda opção, conhecida como P-Fies, é direcionada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesses casos, os recursos destinados ao financiamento são de bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Entenda a diferenciação entre os programas, com o vídeo do MEC:

Continua após a publicidade

Confira o cronograma completo

  • Inscrições: 5 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;
  • Complementação da Inscrição: 27 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 2 de março;
  • Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março.

As informações sobre as inscrições e o calendário foram publicadas no Diário Oficial da União, na última terça-feira (24).

Fonte: Agência Brasil