10 cursos online e gratuitos que você pode fazer durante a quarentena

Por Matheus Bigogno Costa | 19 de Março de 2020 às 17h35

Com o avanço de casos do novo coronavírus no país, diversas empresas, universidades e escolas estão enviando empregados e alunos para casa para evitar contaminação e transmissão do vírus. Porém, alguns podem ter encontrado dificuldade em estabelecer o fluxo de trabalho e estudo em um ambiente com diversas distrações.

Para auxiliar as pessoas a ocuparem a mente e utilizarem seu tempo em casa, diversos sites e instituições como a Udemy, LinkedIn e FGV disponibilizaram cursos online gratuitos que estão focados em diversos segmentos como programação, economia, carreira, design, marketing, entre outros.

Confira abaixo a lista de alguns sites e instituições que disponibilizaram cursos online para aqueles que querem aproveitar o tempo em casa para aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos.

Cursos online gratuitos para fazer em quarentena

Udemy

A Udemy, um dos sites de maior acesso a conteúdos de cursos online, está disponibilizando mais de 400 cursos online gratuitos. Estes cursos variam entre desenvolvimento de jogos, WordPress, design e programação. Para acessar a lista, basta acessar a aba de cursos da Udemy e pesquisar por "Cursos Gratuitos".

Coursera

A plataforma de cursos online Coursera está dando acesso gratuito ao seu catálogo para as universidades que sofreram impacto e precisaram mandar os alunos para casa. Os estudantes que quiserem utilizar os cursos, devem entrar em contato com representantes de sua instituição para poder acessar a plataforma.

LinkedIn

O LinkedIn liberou gratuitamente o conteúdo chamado “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade”. Ele está disponível de graça no site da rede social com mais de 10 tópicos de estudo com professores, escritores e especialistas de diversas áreas, e os conteúdos disponibilizados passam de 10 horas de duração na totalidade. Para acessar o conteúdo, basta ir ao site do LinkedIn e escolher o tópico que você quer estudar.

Veduca

A Veduca disponibilizou cursos online, como Comunicação, Gestão do Tempo e outros de forma gratuita. Para acessá-los, basta criar uma conta na plataforma e clicar em “Inscrever-se” para ter acesso ao conteúdo.

Stoodi

O Stoodi, plataforma com conteúdos voltados para estudantes de ensino fundamental e médio, liberou o acesso para que estudantes possam manter a rotina de estudos. Você pode acessar o link e realizar o cadastro gratuito para utilizar o programa Portas Abertas.

Utilize os cursos online para ocupar a mente na sua casa / Imagem: Reprodução

USP

A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou 17 cursos online através da plataforma Coursera. Dentre eles estão marketing, ciência da computação, design, biologia e mais. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) colocou a disposição 55 cursos que podem ser acessados através do link. Os cursos focam em direito, economia, marketing, matemática, história, entre outros. Para cessar os cursos, basta acessar o site da FGV.

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibilizou mais de 10 cursos online de diversas áreas, como arquitetura, empreendedorismo, finanças e programação. Para acessar os cursos, basta acessar o site EAD SENAI e escolher seu curso.

UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF), juntamente com o Núcleo de Estudos Empresariais e Sociais (NEES), disponibilizou gratuitamente cursos de diversos tópicos, como Excel, liderança, finanças, entre outros. As inscrições podem ser feitas através do portal de cursos da UFF.

IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também disponibilizou diversos cursos online para seus alunos. Para conferir a lista completa de todos os cursos disponíveis, basta acessar o site da instituição através do portal de cursos do IFRS.

Agora você pode aproveitar o tempo disponível em casa para poder aperfeiçoar suas habilidades e expandir seus conhecimentos com os cursos gratuitos que grandes sites de cursos onlines e instituições de ensino disponibilizaram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.